
Com objetivo capacitar os servidores para aplicação do instrumento de avaliação do servidor com deficiência para fins de aposentadoria, os servidores (as) do setor Psicossocial da Secretaria de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região participaram de um treinamento voltado para avaliação da deficiência, a partir do paradigma psicossocial.
Participaram do treinamento cerca de nove servidores durante três dias, de 05 a 07 de junho. As facilitadoras Ana Paula Marques e Angélica Gonçalves, atuam diretamente com o instrumento chamado Índice de Funcionalidade Brasileiro - IFBRa, conduziram o treinamento.
Segundo a assistente social do TRT-8, Thamiris Moura Leite, as instrutoras abordaram a temática da legislação sobre aposentadoria da pessoa com deficiência, a redução no tempo de serviço, e como são avaliadas as funcionalidades e impedimentos. “A redução do tempo de aposentadoria vai depender do grau da deficiência que pode ser: leve, moderado ou grave. Esse grau é auferido através de um instrumento chamado Índice de Funcionalidade Brasileiro-IFBRa. Durante a capacitação, nós treinamos a aplicação e como pontuar cada domínio do instrumento para chegar ao grau da deficiência”, detalha.
A capacitação foi realizada pela plataforma do Google Meets com carga horária de nove horas no total, sendo três horas por dia.
#ParaTodosVerem: Print da tela do curso do lado esquerdo o texto: Avaliações preguesas e fixação da data de início do impedimento. Ao lado a imagem de uma mulher parda com cabelos pretos e usa óculos.