
No período de 25 a 28 de outubro a equipe de segurança do TRT8 participou do curso de formação da Brigada de Incêndio do Tribunal. Organizado pela ECAISS, em parceria com a Coordenadoria de Segurança Institucional, teve o apoio do Corpo de Bombeiros de Belém, por meio do 1º Grupamento de Buscas e Salvamento (1º GBS).
Os servidores participantes do curso receberam instruções sobre atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios e primeiros-socorros com o Major Brigadeiro Luis Arthur Teixeira Vieira, para que sejam capazes de fazer os primeiros atendimentos necessários em caso de alguma ocorrência, até a chegada da ambulância em possíveis casos de acidentes e princípios de incêndio.
O curso foi dividido em duas turmas, e teve duração de dois dias, com aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas aconteceram no auditório do prédio sede e as aulas práticas na área de estacionamento do mesmo.
Fábio Luiz Viana, Coordenador de Segurança Institucional, ressalta a importância do curso para a equipe de servidores. “São essas pessoas que estão aqui de serviço, a qualquer hora do dia ou da noite. No final de semana, no feriado, sempre tem alguém da segurança de serviço."
Macapá
O treinamento para formação de brigada de incêndio também foi realizado no Fórum Trabalhista de Macapá, onde cerca de 16 servidores foram capacitados nos dias 15 e 16 de setembro deste ano, com carga horária de 16 horas.
Para o Chefe de Segurança do Fórum de Macapá, João Dantas, é muito importante que haja esse tipo de capacitação, principalmente quando servidores mais novos são envolvidos. “É fundamental ter alguém [no tribunal] capaz de realizar esse pronto atendimento”.
Segundo Dantas, o curso teve ótima aceitação entre os servidores participantes. “Foi uma aceitação excelente, inclusive eles já terminaram o curso cobrando o próximo. Eu tenho quase 30 anos de Justiça do Trabalho e nunca tinha feito nada parecido”.
Planejamento Futuro
Segundo Fábio Viana, o planejamento da área de segurança prevê que esse seja um processo de capacitação contínua. “Nesse primeiro momento nós buscamos atingir uma boa parte do efetivo, mas a nossa expectativa é conseguir atingir a todos os que integram a nossa área de segurança, porque nosso objetivo é que esse seja o início de uma programação que se repita ano após ano”.
Com a realização do curso “Brigada de Incêndio”, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região adequa-se à legislação que determina a existência de ao menos uma brigada de incêndio em cada órgão público.
Fotos aqui