Por iniciativa da Deputada Federal Jozi Rocha (PTB), da Bancada do Amapá, o Aplicativo SimVida, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, através do Programa Trabalho Seguro, em parceria com o LabLivre, da UFPA, será tema de Audiência Pública na Câmara Federal, no dia 20 de outubro. O objetivo da sessão especial é a apresentação do sistema, os detalhes de seu funcionamento e os resultados já alcançados na 8ª Região, bem como o aplicativo pode ser replicado por outras instituições, em outras regiões do País.
O SimVida-TRT8 foi desenvolvido em parceria com o Laboratório Experimental de Tecnologias Livres (Lablivre), ligado ao Projeto UFPA 2.0 e permite que qualquer pessoa, diante de uma situação de risco de acidente de trabalho, fotografe e abasteça uma base de dados, através da qual será possível dimensionar as áreas de maior incidência de riscos ao trabalhador na jurisdição em que atua a 8ª Região. O aplicativo está disponível para as plataformas Android, Windows Phone e iOS, e pode ser abastecido também pelo computador, através do endereço eletrônico http://www.lablivre.org/trt8/.
Pioneiro no Brasil, o aplicativo está em utilização na 8ª Região (Pará e Amapá), desde dezembro de 2014 e já teve mais de 50 registros de denúncias válidos. Com o registro, o Programa Trabalho Seguro do TRT8, coordenado pelo Desembargador Walter Paro e pela Juíza do Trabalho Maria de Nazaré Medeiros Rocha, encaminha as denúncias aos órgãos competentes por fiscalizar e autuar os casos registrados.
Para discutir os detalhes da Sessão Especial, o Presidente do TRT8, Desembargador Sérgio Rocha esteve reunido esta semana com a Deputada Federal Jozi Rocha, em Brasília. Na ocasião, ficou definido que a sessão ocorrerá no dia 20 de outubro, a partir das 14h30, e serão enviados convites a todos os TRTs, SRTEs, MPTs e Tribunais Superiores.