SimVida: Sessão Especial na Câmara dos Deputados

— Foto: ASCOM8

 

Na última terça-feira (20), o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região apresentou em audiência pública na Comissão de Trabalho e Cidadania da Câmara dos Deputados, o aplicativo SimVida, desenvolvido pelo regional, em parceria com a Universidade Federal do Pará, através do Laboratório Experimental em Tecnologias Livre (LABLIVRE). A sessão foi realizada por iniciativa da Deputada Jozi Araújo (PTB-AP), e contou com a participação do Presidente do TRT8, Desembargador Sérgio Rocha, dos Gestores do Programa Trabalho Seguro na 8ª Região, Desembargador Walter Paro e Juíza do Trabalho Nazaré Rocha, do professor Claudio Alfonso, pela UFPA e dos gestores do Trabalho Seguro nos Tribunais Regionais do Trabalho de Goiás e do Ceará.

Na avaliação da Deputada Jozi Araujo, a audiência foi brilhante. “Foi um evento que vai multiplicar as informações e fazer com que possamos evitar ainda mais os acidentes do trabalho. Com certeza seremos agentes multiplicadores e vamos dar continuidade aqui no Congresso Nacional. Me sinto honrada por ser uma iniciativa do TRT8 com a UFPA, que criaram um aplicativo revolucionário, que tem uma dimensão imensurável, podendo atender outros setores”, declarou.

O SimVida está em utilização na 8ª Região desde dezembro de 2014, e permite que qualquer cidadão registre uma situação de risco de acidente de trabalho e abasteça uma base de dados, através da qual será possível dimensionar as áreas de maior incidência de riscos ao trabalhador. Conforme a situação denunciada, os registros são encaminhados aos órgãos competentes em atuar.

Conforme destacou na ocasião a Juíza do Trabalho Titular na 8ª Região, Nazaré Rocha, o aplicativo permite ter uma base real dos dados do trabalho inseguro como um todo, incluindo principalmente os de acidentes de trabalho. “Pela primeira vez temos um aplicativo que estará na mão da sociedade e ela própria vai fazer os registros dos ambientes de trabalho ou das condições que se mostram inseguras. Hoje temos números que são subnotificações e, com este aplicativo, com certeza, vamos ter números reais e poderemos implementar políticas públicas mais adequadas a esta realidade”.

Com a participação de representante da Anamatra e de Desembargadores de outros Tribunais Regionais do Trabalho, um dos pontos abordados durante a audiência pública foi a possibilidade do aplicativo se tornar nacional. Para o desenvolvedor da plataforma, Cláudio Alfonso, do LabLivre, está é uma possibilidade completamente viável. “Vejo com muito entusiasmo que agora a plataforma e a metodologia já estão maduras, e agora se está partindo para a ampliação da capilaridade do aplicativo. Ações como esta que a Deputada Josy Araújo proporcionou fazermos na Comissão de Trabalho, abrindo esse espaço valioso para divulgar esse tipo de tecnologia, é fundamental e vejo com muito otimismo o futuro desta plataforma”, ressaltou.

Para o Presidente do TRT8, Desembargador Sérgio Rocha, apresentar o SimVida na Câmara dos Deputados é um reconhecimento do Congresso Nacional. “Cremos que é uma ferramenta importantíssima a disposição do cidadão para tentarmos virar esta página de recordista mundial em acidentes de trabalho. É um aplicativo que permite que cada cidadão se transforme em um auxiliar da fiscalização, e temos confiança que este aplicativo vai se tornar, brevemente, uma referência nacional em termos de segurança do trabalho”, afirmou.

O Desembargador Walter Paro, Gestor do Programa Trabalho Seguro na 8ª Região, acredita que a apresentação da plataforma neste momento foi histórico. “Conseguimos trazer para esta casa do povo a mensagem do Programa Trabalho Seguro, a mensagem de que é possível, com criatividade e compromisso, criar mecanismos para mudar uma cultura que tem trazido aos brasileiros os tristes marcadores de recordes de acidente de trabalho. O aplicativo tem potencial, pertinência, acessibilidade e empodera o cidadão, para que ele possa ser partícipe neste processo de mudança. A fala de cada um dos presentes é, na verdade, um reforço e incentivo para que continuemos nesta caminhada”, finalizou.

Veja fotos aqui.