​"​Trabalho Seguro e o Agronegócio na Amazônia" será tema de debate no TRT8

— Foto: ASCOM8

 

Com participação de importantes nomes das cadeias produtivas do Pará, o TRT8 e o Governo do Estado do Pará promovem o encontro "Trabalho Seguro e o Agronegócio na Amazônia", na próxima segunda-feira, 28 de novembro. O evento busca mostrar o que envolve o meio ambiente de trabalho local, as peculiaridades, as perspectivas para o desenvolvimento sustentável do agronegócio na região norte, geração de emprego e renda, segurança alimentar e do trabalho.

O ​d​esembargador do Trabalho do TRT8, Walter Roberto Paro, Gestor Regional do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho​,​ se fará presente com a palestra “Trabalho Seguro - Trabalhador Rural: um retrato do peconheiro”, além de ser mediador de um dos painéis. O Programa Trabalho Seguro é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com diversas instituições públicas e privadas, com o objetivo de diminuir o número de acidentes de trabalho em todo o país, voltado à prevenção e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. 

Para o magistrado “a ideia é fazer com que haja um novo olhar no meio ambiente de trabalho. O evento é fruto de toda uma ação que vem sendo desenvolvida através do Programa Trabalho Seguro: já fizemos ações no que diz respeito ao meio ambiente na área de transportes, uma parte na área rural, na construção civil, entre outros. Então, o agronegócio entra agora complementando. É uma área da economia que esta muito pujante, é um setor em que a publicidade atual demonstra a quantidade de renda que se obtém nesse setor e, se isso est​á​ gerando uma receita significativa, não podemos esquecer que existem trabalhadores nessa área. Sendo assim, o que nos preocupa é saber de que forma o meio ambiente de trabalho desses trabalhadores est​á​ sendo preservado. Além disso, o público presente terá uma visão do Governo do Estado do Pará no setor agrícola para daqui ​a​ 14 anos. Ou seja, o evento foi pensado para toda a sociedade, assim como a JT faz a justiça e preserva direitos do trabalhador e do empregador. Hoje, a Justiça do Trabalho não se vê apenas no papel de julgadora, se vê sim, na obrigação de colaborar, porque é muito desagradável,  simplesmente ficarmos estáticos recebendo processos que dão notícias de mortes de trabalhadores, de acidentes, ou de riscos. Queremos solidificar nossa cultura, abrindo as portas do Tribunal para o diálogo e a pacificação social."

O evento será realizado no Auditório Aloysio da Costa Chaves do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, localizado na Travessa Dom Pedro I, 746, e tem como público-alvo, além de servidores, magistrados e estagiários da JT, os profissionais e estudantes em geral.

Para o público externo, as inscrições podem ser feitas pelo portal do TRT8, clicando no banner superior da página inicial. Já o público interno do Tribunal pode se inscrever pelo Sistema MentoRH e, os estagiários, com e-mail para escolajudicial.secretaria@trt8.jus.br

Mais informações podem ser obtidas no fone 4008-7280.

Programação

8h30 - Abertura
8h50 - Palestra: “O  Pará 2030”
Palestrante: Adnan Demachki, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Estado do Pará.

10h - Painel: “Cacau, Palma e Açaí: cadeia de negócio e desenvolvimento”
Mediador: Des. do Trabalho Walter Paro, TRT8
Painelista: Hildegardo Nunes, Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Estado do Pará.
Marcelo Brito, Presidente da ABRAPALMA
Solange Mota, SindFrutas

11h15 - “Trabalho Seguro - Trabalhador Rural: Um retrato do peconheiro”
Palestrante: Des. do Trabalho Walter Paro, TRT8
Painel: “O Pará e o agronegócio como paradigma e desenvolvimento”
Painelistas: Daniel Menezes, OIT
Raimundo Junir, Diretor da FETAGRI
Carlos Xavier, Presidente da FAEPA