
As aulas da Trilha de Aprendizagem: Mapeamento de Processos chegaram ao fim na tarde da última quinta-feira, 20. Realizado pela Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (ECAISS), o curso contou a presença de gestoras(es) da área administrativa e seus substitutos.
A trilha teve o objetivo de realizar o mapeamento e propor melhorias que promovam celeridade e padronização dos processos administrativos, além de produzir uma visão sistêmica sobre os serviços do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8). As aulas, iniciadas no dia 17, ocorreram através do Google Meet e as atividades,disponibilizadas via Campus Virtual do TRT-8 e foram ministradas pelo servidor Flavio Marcílio Paiva Ramos.
O mapeamento de processos se utiliza de conceitos, técnicas e ferramentas para tornar o servidor capaz de desenvolver um trabalho de análise e de implementação de melhorias sobre o funcionamento dos serviços prestados.
A importância de ser feito o mapeamento de processos foi ressaltada pela servidora da Divisão de Integridade e Controladoria Administrativa (DICAD), participante da Trilha de Aprendizagem, Helaine Cunha de Carvalho: “O curso foi muito proveitoso e será muito necessário num futuro breve pois, provavelmente, seremos cobrados pelos órgãos superiores sobre mapeamento de processos e quanto mais unidades estiverem engajadas nesse projeto, será bem mais simples implementar essa prática no tribunal.”
Ao fim do curso, os servidores entregaram, como atividade, o mapeamento de uma rotina de trabalho de seus setores/unidades, que foi melhor desenvolvida e retrabalhada, junto ao instrutor, para então ser desenvolvida efetivamente em seus trabalhos.
#ParaTodosVerem: Captura de tela de uma sala de reuniões do google meet. À direita, alguns dos participantes da Trilha. À esquerda, uma apresentação sobre mapeamento de processos. Fim da descrição.