TRT-8 finaliza curso voltado para oficiais de justiça

— Foto: ASCOM8

 

Na última terça-feira, 7 de maio, ocorreu a última aula do Curso de Penhora e Avaliação Patrimonial - com ênfase em imóveis, realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) por meio da Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (Ecaiss).

A iniciativa teve início no dia 8 de abril e era voltada para Oficiais de Justiça, com aulas que aconteciam de maneira online por meio da plataforma Google Meet e contava em média com 50 servidores (as) participando da iniciativa durante todo o período de realização.

Os conteúdos abordados no curso foram: a penhora e sua formalização; avaliação de bens imóveis – Método Comparativo e Avaliação de bens imóveis – Método Evolutivo.

O curso teve como instrutores os Oficiais de Justiça do TRT-9, José Batista e Marcelo Freitas, que trabalham com capacitação para Oficiais de Justiça desde 2009, com cursos presenciais e EAD.

Os instrutores comentaram que acreditam que o objetivo do curso foi atingido, pois não se tratava de um curso para discutir correntes jurídicas ou jurisprudenciais, mas para oferecer soluções para os principais problemas relacionados à penhora e à avaliação, atividades que são mesmo o centro da profissão do Oficial de Justiça. Eles disseram que acreditam nisso porque puderam perceber não apenas pelos comentários nos fóruns de discussão como também pelas tarefas escritas entregues que os alunos estavam aprendendo de fato e com isso atingindo todos os objetivos do curso.

A iniciativa teve um feedback muito positivo quanto aos tutores, a riqueza do material e a metodologia aplicada dos participantes.

A chefe da Divisão de Execução, Mandados, Pesquisa e Leilão (DIEMP), Ketiane Tavares da Silva, contou como foi a experiência,  “o curso é excelente e eu já conhecia, pois já havia participado de uma turma em 2019. Apesar de já conhecer, participar dessa turma em 2024 nos atualiza para o que temos em vigor agora e os debates com os colegas e tutores são pontos altos dessa capacitação. Sempre trazem muitas experiências e trocas muito valiosas dentro da realidade de uma jurisdição tão extensa e cheia de particularidades como a da 8ª Região”.

A Oficial de Justiça, Lucilene Monteiro Palheta, disse que sua participação no curso foi acima das expectativas, “por ser ministrado por outros dois oficiais, fluiu muito bem, pois pudemos aprender com eles outras técnicas de avaliação que utilizam em outra região, e foi uma satisfação saber que aprenderam outras coisas conosco, dentro da nossa realidade. Foi uma excelente troca e nos agregou mais conhecimento no tocante ao quesito avaliação, sobretudo de imóveis, que requer mais dedicação e atenção da nossa parte”.

“Eu achei muito importante essa iniciativa do Tribunal. Os oficiais atuam no final do processo, na execução, é a finalização da prestação jurisdicional e ela deve ser prestada da melhor forma possível. O oficial representa a Justiça na rua e o seu trabalho impactará todo o processo", continuou Lucilene.

O instrutor Marcelo Freitas deu um feedback sobre o curso e disse: “Fiquei muito satisfeito com a interação com os colegas do TRT-8. Passamos um mês “juntos” com contatos diários e com muita troca de conhecimentos e experiências. Isso foi o mais gratificante, mas também fiquei contente com o aprendizado da turma e com o alto nível demonstrado pelo grupo de Oficiais do TRT-8”.

“Tivemos a oportunidade de dois encontros presenciais em videoconferências, o que acreditamos foi fundamental para uma maior proximidade entre tutores e alunos, prática que pretendemos repetir e ampliar em outras edições do curso”, finalizou o instrutor.

#ParaTodosVerem: Captura de tela de uma vídeo chamada.