
A Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) desenvolveu o Sistema Degrava, uma solução inovadora de degravação automatizada de audiências. Com o objetivo de acelerar e facilitar a análise processual no Segundo Grau, o sistema foi desenvolvido para atender à crescente demanda dos gabinetes, que até então precisavam assistir às gravações completas de audiências de Primeiro Grau, um processo considerado demorado e custoso.
Com o Degrava, o trabalho dos(as) magistrados(as) e servidores(as) torna-se mais ágil e eficiente. Agora, as audiências gravadas podem ser transcritas em texto, permitindo que os (as) usuários (as) realizem buscas por palavras-chave e naveguem diretamente para os pontos mais relevantes do processo.
O lançamento da ferramenta é uma forma de reafirmar o compromisso do Tribunal com a eficiência da prestação Jurisdicional, que sem dúvida é uma das marcas da gestão, no biênio 2023-2024. Não à toa, que este ano o Tribunal foi 2° lugar no Ranking Nacional do IGest (Índice Nacional de Gestão de Desempenho).
O servidor, Renan Moura Ferreira explica que “Com a transcrição em texto é possível fazer buscas por termos que são de interesse de quem está analisando o processo de forma que possa ir direto ao ponto, o que gera celeridade. Em suma, é possível ver em texto quem disse o que e em que momento.”
Ele também conta que o sistema segue um fluxo organizado de transcrição para garantir a precisão e a clareza do conteúdo das audiências. Confira os passos da degravação:
1. Extração do áudio da audiência gravada.
2. Detecção de silêncio, para identificar intervalos e organizar melhor os trechos relevantes.
3. Separação de locutores, de forma a distinguir as falas entre as partes envolvidas.
4. Transcrição do áudio em texto.
5. Marcação de tempo de fala, permitindo referência rápida a momentos específicos da audiência.
Assim que o processo é finalizado, uma notificação é enviada por e-mail ao solicitante, informando a disponibilidade da transcrição.
Tecnologia segura e independente
Desenvolvido pela Setin do TRT-8, a nova ferramenta garante total segurança e confidencialidade dos dados, pois não utiliza serviços de terceiros. Essa autonomia tecnológica é essencial para manter o sigilo das informações processuais e a integridade dos dados sensíveis que circulam no Tribunal.
Atualmente, o Degrava já está acessível para todos os desembargadores(as) do Segundo Grau do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8). A administração do Tribunal está monitorando o uso da ferramenta e, conforme a demanda, avaliará a possibilidade de expandir seu uso para outras áreas do TRT-8.