TRT-8 promove curso de Secretário(a) de Audiências

— Foto: ASCOM8

 

Estão abertas as inscrições para o curso de Secretário (a) de Audiências, ofertado pelo Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região (PA/AP) por meio da Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (Ecaiss). Increva-se aqui

O objetivo do curso é aperfeiçoar os servidores (as) para que possam atuar em salas de audiências e renovar o conhecimento dos servidores (as) que já desenvolvem essa atividade no TRT-8.

As vagas são limitadas. O curso será realizado no período de 27 de novembro a 1º de dezembro, no horário de 13h30 às 15h30, com carga horário de 10 horas/ aula.

Serão ofertadas 30 vagas na modalidade telepresencial, as aulas serão síncronas via Google Meet. O público-alvo são os servidores (as) da Justiça do Trabalho que atuam no 1º Grau.

O instrutor do curso é o diretor da Secretaria da 3ª Vara do Trabalho de Macapá, Fernando Ribeiro dos Santos.

Fique por dentro das orientações da Ecaiss.

Metodologia:Aulas expositivas síncronas por sistema virtual.

Conteúdo:

1. Criação e organização de salas de audiência

1.1 Organização de horários (característica de pauta).

1.2 Agendamento automático e manual de audiências.

1.3 Bloqueio de horário e dias (trancamento de pauta).

1.4 Gerando pautas/características temporárias.

1.5 Gestão de pauta (antes e durante o dia).

2. Noções gerais sobre o editor (AUD 4)

2.1 Acesso ao sistema.

2.2 Gerenciando autotextos e autocorreções.

2.3 Conhecendo os menus e suas relações com os autotextos.

2.4 Realizando audiências e efetivando registros pós-audiência.

3. Noções gerais do sistema ZOOM

3.1 Gerenciamento de participantes na sala virtual.

3.2 Controle e identificação no acesso.

3.3 Criação e gerenciamento de salas simultâneas.

3.4 Movimentação entre salas simultâneas.

4. Conciliação e mediação, noções gerais

5. Gerenciamento e compartilhamento de gravações

5.1 Depoimento degravado e gravado.

5.2 Gestão de gravações Zoom.

5.3 Gestão de gravações PJe Mídias.

Importante:

1 - Nos termos do disposto no § 2º do art.6º da Resolução 159/2015 do CSJT, não poderão participar de ações de capacitação os servidores em gozo de férias, ou usufruindo as licenças previstas nos incisos I a VII do artigo 81, detalhadas nos artigos 83, 84, 85, 86, 87, 91 e 92, os afastamentos previstos nos artigos 93, 94, 95, 96-A, assim como as licenças dispostas nos artigos 202, 207, 208, 210 e 211, todos da Lei nº 8.112/90.

2 - Conforme disposto da Resolução TRT8 nº 409/2008, fará jus ao certificado de participação em eventos internos o servidor que obtiver frequência igual ou superior a 80% (oitenta por cento) do total da carga horária fixada.

3 - Nos termos do disposto nos itens I a VIII, art. 2º da Portaria PRESI 60/2023: DETERMINAR o cumprimento do disposto nos itens a seguir:

I - O servidor que desistir do evento após o seu início, sem motivo justificado; que for reprovado por motivo de frequência; e/ou que não cumprir os requisitos de aprovação, deverá restituir os valores individuais investidos pelo Tribunal.

II - A restituição de que trata o inciso anterior também será devida aos cursos ofertados na modalidade a distância, por meio do Campus Virtual, com a contratação de tutoria.

III - É vedada a participação, em ações de capacitação, de servidor que, no período de realização do curso, estiver em gozo de férias ou usufruindo as licenças previstas nos incisos I a VII do artigo 81, assim como as licenças dispostas nos artigos 202, 207, 208, 210 e 211, todos da Lei nº 8.112/90, conforme estabelecido na Resolução CSJT nº 159, de 27 de novembro de 2015.

IV - Quando a carga horária do curso coincidir com o período integral da jornada de trabalho, o servidor participante terá seu ponto automaticamente dispensado pela quantidade de dias que durar o evento, desde que seja autorizado por sua chefia imediata e a capacitação esteja alinhada às matrizes de competências e aos resultados a serem alcançados por sua unidade.

V - Será devido o pagamento da substituição, nos casos previstos no inciso anterior, desde que o período de afastamento seja informado no boletim de frequência e atestado por meio da apresentação do certificado de participação no curso.

VI - Os servidores ocupantes de cargos ou funções de natureza gerencial e seus substitutos automáticos deverão participar de, no mínimo, 30 horas/aula em ações de capacitação do eixo temático “desenvolvimento gerencial”.

VII - Será exigida a participação dos servidores em, no mínimo, 30 horas/aula em ações de capacitação relacionadas às competências comportamentais e técnicas requeridas para o exercício das atividades em sua unidade de lotação, previamente acordada com a chefia imediata.

Observação:

Os certificados ficarão disponíveis no Portal do TRT8 https://www.trt8.jus.br/ecaiss/certificados-cursos-telepresenciaispresenciais.

 

Serviço: Curso de Secretário (a) de Audiências

Datas e horários: 27 de novembro a 1º de dezembro de 2023, das 13h30 às 15h30

Carga horária total: 10 horas/aula (aulas síncronas via Google Meet)

Modalidade: Telepresencial

Link da sala Meet: https://meet.google.com/vsg-vgrv-dsb

Público alvo: Servidores da Justiça do Trabalho - 1º grau

Local: Sala de aula Google Meet

Inscrições aqui

Instrutor: Fernando Ribeiro dos Santos - Diretor da Secretaria da 3ª Vara do Trabalho de Macapá

 

#ParaTodosVerem: Arte gráfica em fundo azul quadriculado. No canto superior direito os dizeres: "Capacitação Continuada". No canto superior esquerdo, escrito: "Cursos ECAISS". Abaixo, alinhado à esquerda, o título do curso "Curso Secretário(a) de Audiências" na cor azul. Abaixo, a foto do instrutor do curso, e ao lado da foto, informações já contidas no texto, como horário, período de realização, carga horária, modalidade, local, público-alvo e nome do instrutor. No canto inferior esquerdo, a logo do TRT-8.