TRT-8 promove Programa de Acessibilidade Arquitetônica e Recepção/Condução da Pessoa com Deficiência

O programa é dividido entre palestras, workshops e visitas técnicas
Arte gráfica nas cores laranja e branco. No card, o texto: Programa Programa de Acessibilidade Arquitetônica e Recepção/Condução da Pessoa com Deficiência no TRT-8, com palestras, oficinas e treinamentos nos dias 25 e 26 de novembro. Participe!
— Foto: ASCOM8

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) promoverá, nos dias 25 e 26 de novembro de 2024, o Programa de Acessibilidade Arquitetônica e Recepção/Condução da Pessoa com Deficiência, um evento presencial com o objetivo de sensibilizar magistrados(as) e servidores(as) sobre a importância da acessibilidade e inclusão no ambiente de trabalho. Com carga horária total de 12 horas, o programa é dividido entre palestras, workshops e visitas técnicas, buscando eliminar barreiras arquitetônicas, atitudinais e tecnológicas nos espaços do TRT-8.

Palestras e treinamentos

No dia 25 de novembro, das 8h30 às 11h30, ocorrerá a palestra Atendimento com Foco na Pessoa com Deficiência, ministrada por Ekaterini Sofoulis Hadjirallis Morita, assessora-chefe de Acessibilidade, Diversidade e Inclusão do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Esta palestra abordará conceitos sobre acessibilidade, inclusão e atendimento adequado a pessoas com deficiência, promovendo a participação plena em eventos do Tribunal. Está aberta para magistrados(as) e servidores(as). Para se inscrever basta clicar aqui

Na parte da tarde, das 13h às 16h, haverá um Treinamento em Recepção e Condução de Pessoas com Deficiência - Visita aos ambientes e identificação das barreiras, com a participação de Ekaterini Morita e Fabiana de Freitas Goulart Lourenço, arquiteta do Conselho da Justiça Federal (CJF). Os(as) servidores(as) dos setores da Divisão de acessibilidade, inclusão e Sustentabilidade (DIAIS), Coordenadoria de Segurança Institucional (CODSE), Coordenadoria de Cerimonial e Eventos (COCER), Coordenadoria de Manutenção e Projetos (COMAP), Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CODEP), Escola Judicial (EJUD), Coordenadoria de Material e Patrimônio (COMAT), Secretaria de Gestão Pessoas (SEGEP), Divisão de Provimentos e Movimentações (DIMOV) e o Grupo de Trabalho COP 30  realizarão uma visita aos espaços do TRT-8 para identificar barreiras que impedem a acessibilidade e discutir soluções. O treinamento é apenas para esses setores.

Oficina sobre acessibilidade arquitetônica

No dia 26 de novembro, das 8h30 às 12h e das 13h às 15h30, será realizada a Oficina sobre Acessibilidade Arquitetônica, destinada aos(as) servidores(as) das áreas de engenharia, arquitetura e materiais. A instrutora Fabiana de Freitas Goulart Lourenço apresentará um panorama sobre a acessibilidade arquitetônica, desde conceitos gerais até a aplicação de normas técnicas, como a NBR 9050, e exemplos práticos de projetos inclusivos. Serão discutidas melhorias para serem inovadoras nos projetos do TRT-8, evoluindo para garantir a acessibilidade e a inclusão de todos os públicos. A oficina não requer inscrição prévia.

Serviço: Programa de Acessibilidade Arquitetônica e Recepção/Condução da Pessoa com Deficiência

Data: 25 e 26 de novembro de 2024

Palestra Atendimento com Foco na Pessoa com Deficiência

Público: magistrados (as) e servidores (as)

Inscrições

#ParaTodosVerem: Arte gráfica nas cores laranja e branco. No card, o texto: Programa Programa de Acessibilidade Arquitetônica e Recepção/Condução da Pessoa com Deficiência no TRT-8, com palestras, oficinas e treinamentos nos dias 25 e 26 de novembro. Participe!