
Na última terça-feira, foi realizado o 3º ciclo da palestra "Potencializando Equipes: Entendendo e Aplicando os Tipos Psicológicos", ministrada pela psicóloga Úrsula Custódio do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP). O evento, direcionado a gestores(as) e seus respectivos substitutos(as), ocorreu na sala de aula da Ecaiss.
O estudo sobre tipos psicológicos, desenvolvido por Carl Gustav Jung ao longo de 20 anos, serviu como base para a abordagem da palestra. Jung identificou padrões consistentes no comportamento humano, categorizando-os em diferentes tipos psicológicos. Essa tipologia foi posteriormente adaptada e expandida, resultando em ferramentas como o Indicador de Tipo Myers-Briggs (MBTI) e o 16Personalities.
Úrsula Custódio, psicóloga do TRT-8, destacou o principal objetivo da palestra e as melhorias que ela pode proporcionar aos servidores. "O intuito é voltado ao autoconhecimento como primeiro passo. Para o conhecimento das pessoas da equipe, o melhor gerenciamento, da comunicação, de conflitos, da organização dos processos de trabalho. Então, o intuito principal é o autoconhecimento a partir da ferramenta que vem dos tipos psicológicos, que é o Tipológica de Myers-Briggs (MBTI) ou o 16Personalities, que são as duas que nós estamos usando aqui,” fala a psicóloga.
Para a servidora Juciléa do Socorro Silva Facundes, da Coordenadoria de Apoio ao Tribunal Pleno e Seções Especializadas (COAPE), a palestra foi esclarecedora e relevante. "A palestra foi muito interessante, veio trazer muitas questões que os gestores precisam, uma ideia de conhecimento. Porque é isso, o pontapé inicial, você precisa se conhecer para entender a sua equipe e conduzir a sua equipe,” afirma a servidora.
A segunda turma que participou da palestra foi destinada a diretores de secretaria da sede e seus respectivos substitutos no dia 27 de junho. Carolyne Soares de Castro, coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas do TRT-8, falou sobre a importância da participação na palestra e do autoconhecimento para a melhoria da gestão. “A parte mais desafiadora de ser gestor é liderar pessoas, lidar com equipe e como engajar com a equipe para alcançar resultados, então entendemos que seria interessante começar pelo autoconhecimento."
A palestra, com seu foco no uso do MBTI e do 16Personalities, busca fornecer aos gestores ferramentas práticas para melhorar a comunicação, resolver conflitos e organizar processos de trabalho, sempre partindo do autoconhecimento como base para o desenvolvimento pessoal e profissional.
#ParaTodosVerem: Fotografia colorida em ambiente fechado, a foto contém diversos servidores sentados aguardando a palestra.