
Nos dias 7, 10 e 11, os novos servidores foram apresentados à estrutura da Justiça do Trabalho da 8ª Região.
O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) realizou nos dias 7, 10 e 11 de junho a ambientação dos novos(as) servidores(as), no auditório da Escola de Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (Ecaiss).
Durante o programa, foram abordados temas como: Missão Institucional, a estrutura organizacional do TRT-8, sustentabilidade, acessibilidade e inclusão, entre outros tópicos importantes.
A coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas do TRT-8, Carolyne Soares de Castro, comenta a importância do Programa de Ambientação Funcional. “Os novos servidores interagiram muito bem entre si e com os demais servidores do TRT8. Foi um momento especial, um misto de alegria pela conquista de passar em concurso público e a ansiedade pelo desconhecido e novos desafios da jornada profissional. Então, é na ambientação que podemos fornecer as ferramentas iniciais para apoiá-los no início do desenvolvimento profissional”, explica.
Programa de Ambientação Funcional
Criado pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CODEP), o projeto visa promover o acolhimento, fomentar a cultura, a missão, a visão, valores, fornecer as principais informações, esclarecer dúvidas, alinhar expectativas e promover um canal de diálogo direto com as equipes do TRT8.
Carolyne de Castro deixa claro que a Codep busca sempre reformular o programa a partir do feedback dos novos servidores e entende que a gestão de pessoas é construída passo a passo, com muito diálogo e relacionamento.
A nova servidora, Ana Clara Bentes, comenta que a ambientação e o acolhimento foram incríveis, principalmente para ela, que vai para uma Vara do Trabalho em outro município. “Cheguei agora, então toda essa estrutura e todo esse planejamento de ambientação tem sido muito bacana e muito incrível para acolher os novos servidores e explicar como o TRT-8 funciona para termos o entendimento das estruturas, das funções de cada secretaria, cada coordenação. Isso é muito importante para o dia a dia, principalmente para mim, que vou para uma vara do trabalho de outro município”.
Para o novo servidor Bruno Costa, a programação foi essencial para apresentar o órgão e esclarecer dúvidas. "Está sendo muito importante para o servidor conhecer o tribunal e entender as expectativas para o futuro. Sinto-me acolhido," afirmou ele.
No último dia de programação, foram apresentados os sistemas utilizados no tribunal e esclarecidas dúvidas.
Clique aqui para ver as fotos.
#ParaTodosVerem: Fotografia colorida dos novos servidores.