Como parte das programações em homenagem aos 400 anos de Belém, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região abriu na sexta-feira (29), a exposição do astista plástico Eron Teixeira, denominada “Belém em Aquarela”. Contendo obras de coleções particulares e outras produzidas exclusivamente para a exposição, traz imagens que retratam locais, paisagens e detalhes da cidade, como o primeiro "xilindró" e a primeira rua de Belém.
Eron Teixeira desenha desde criança e viajando por diversas cidades foi aprimorando suas técnicas, tendo mais de 50 anos de arte e trabalha com ilustrações de livros e restauração. Suas obras pintadas em aquarela trazem ao público detalhes das frutas da região, mosqueiro, os barcos do ver-o-peso e diversos elementos que fazem parte da memória dos paraenses. Conforme destaca, se apaixonou pela técnica da aquarela e espera que o público do TRT8 aprecie a exposição.
Para George Venturieri, aquarelista que esteve presente na abertura, o artista tem o tema e o conteúdo que gira em torno da cidade e não é suficiente dizer que é bom “Veja no quadro no ver-o-peso, está com o tom cinza, tom da chuva. É raro um artista captar a luz, a atmosfera do seu local. Ele é uma pessoa que observa sem depender de foto ou outros meios. Eu adorei a exposição e vejo o Eron provando mais uma vez que é um artista incrível”, declarou.
A exposição permanece aberta no Espaço Cultural Ministro Orlando Teixeira da Costa, no 1º andar do prédio sede do TRT8 (Trav. Dom Pedro I, 746, em frente a Praça Brasil), até o dia 26 de fevereiro, no horário de 8h às 13h, gratuitamente.
Veja fotos aqui.