TRT8 abre a exposição “Estereoscopia”, do artista plástico Francelino Mesquita.

— Foto: ASCOM8

 

No próximo dia 06 de outubro (quinta-feira) te​rá início no ​Espaço ​Cultural ​Ministro Orlando Teixeira da Costa, ​do TRT8​,​ a exposição “Estereoscopia” do artista plástico paraense Francelino Mesquita. A exposição traz esculturas tridimensionais feitas ​da árvore do miriti, matéria-prima que é totalmente aproveitada pelo artista. A intenção de Francelino é mostrar para o público, através de suas esculturas, que o miriti pode ser muito mais que apenas brinquedos​,​ como animais, casas ou barquinhos que são vendidos na época do ​Círio.

Francelino descobriu seu talento para as artes plásticas ainda cedo, em 1995, enquanto preparava suas próprias pipas e papagaios. Com o tempo ele foi aperfeiçoando sua técnica e​,​ em 1999, com apenas 13 anos de idade, ganhou o prêmio Cobra Criada​,​ da Fundação Curro Velho que o impulsionou a continuar produzindo suas esculturas e a pesquisa​r​ mais sobre o material que é  a sua matéria-prima. Além das habilidades natas para as artes plásticas, Francelino é técnico em edificações​,​ fator que ajuda a melhorar e aperfeiçoar a produção de suas obras.

As esculturas de Francelino são feitas a partir da bucha que vem das hastes do miritizeiro de regiões de várzea, são retiradas e expostas ao sol para a secagem. O artista foi até o município de Abaetetuba para conhecer os mestres do miriti e fazer uma ampla pesquisa sobre o ​material e seus usos, ​sendo hoje um  grande conhecedor ​sobre as possibilidades que o miriti possui. Em suas obras​,​ ​montadas ​no estilo de móbile​,​ Francelino usa formas geométricas que trazem uma perspectiva diferente para o espectador. A projeção de sombras nas paredes e no chão traz uma outra dinâmica na apreciação das obras, por isso o nome Estereoscopia, que é a sobreposição de duas imagens que formam uma terceira, sendo essa tridimensional.

Expor no mês de outubro é algo novo para Francelino, ele nunca havia exposto durante esse mês​,​ justamente para evitar a associação de suas obras com os brinquedos feitos para o ​C​írio. “É uma experiência nova expor em outubro, é uma coisa que eu até evito, mas é bom​,​ porque reforça a inovação.”  ​S​obre expor no espaço cultural do TRT8 Francelino se diz muito feliz. “Me sinto muito feliz, muito honrado​,​ porque esses espaços estão se fechando aqui em Belém e é muito importante espaços como esse na nossa cidade. Eu me sinto honrado de estar expondo meu trabalho para esse público.”

A exposição ​"​Estereoscopia​"​ começa dia 06 de outubro (quinta-feira)​,​ às 11 horas​,​ e ficará no ​Espaço ​C​ultural do TRT8, localizado no edifício sede, até o próximo dia 04 de novembro.

 

Serviço:

Exposição ​"​Estereoscopia​"

Data: 06/10 - 04/11

Local: Espaço Cultural Ministro Orlando Teixeira da Costa - prédio sede do TRT8, na Trav. Dom Pedro I, em frente a Praça Brasil.

Visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.