
Na última terça-feira (31) a equipe do E-Gestão e demais integrantes que participam do desenvolvimento do Sistema Hórus no TRT8 esteve reunida com a presidente do Regional, desembargadora Suzy Koury, para apresentar as novidades que a plataforma adquiriu em sua versão 3.7., utilizado pela 8ª Região, efetivamente, desde o segundo semestre de 2017.
Luiz Carlos Damacena, Assistente de Apoio ao e-Gestão – COGES, mostrou as principais mudanças:
- Visualização das remessas parciais dentro do mês corrente, com intervalo de uma semana. Antes ele levava 40 dias para se ter acesso a essa informação. Agora, a informação é processada todo domingo, podendo ser acompanhada ao longo da semana. Estes dados das remessas parciais destinam-se apenas a consultas prévias pelos usuários da 8ª Região, razão pela qual não são carregados para a base nacional do e-Gestão. As remessas parciais também não consideram os afastamentos dos magistrados.
- Gerenciamento do prazo médio (1º e 2º Graus). Antes era apurada pela Gestão Estratégica, mas não tinha como ser visualizada pelos usuários. Com isso, é possível verificar processos mais afeitos a serem resolvidos, a fim de que se possa atender a meta de prazo médio da Justiça.
- Mapa com a visualização geográfica da origem das reclamações trabalhistas, complementando com muitas informações sobre a jurisdição. Pode ajudar, futuramente, para uma eventual redistribuição de jurisdição ou, simplesmente, avaliar se os processos que estão sendo julgados naquela VT deveriam ser julgados ali ou removidos para outro lugar.
- Novas consultas de 2º Grau, envolvendo possibilidade de pesquisa por Turma e Gabinete. Essas informações, que antes eram individualizadas em relação ao Tribunal, agora são individualizadas em relação à Turma, ao órgão julgador, inclusive Gabinetes, com todas as suas variantes.
- Destaque também para a informação útil para Itens de Pendência, que identifica se o processo está no prazo ou não, permitindo que o usuário faça uma gestão daqueles que estão muito próximos do prazo final.
- Por fim, painel geral mostrando uma versão consolidada e sintética de toda a jurisdição, reunindo todos os indicadores e metas atualizados mês a mês, extraídos direto da base principal - o que acontece no processo reflete direto no painel nacional.
O Sistema Hórus:
Ferramenta de consulta que agrega informações da base de dados local do e-Gestão, que é o sistema oficial de estatística do CSJT. O Hórus é fruto de uma parceria estratégica com o TRT13 (PB). A nova versão foi aprimorada pelo TRT8 e é resultado de um trabalho conjunto das Coordenadorias de Gestão Estratégica (COGES) e de Sistemas da Informação (COSIS/SETIN), com apoio da Corregedoria Regional, do Grupo de Trabalho do eGestão e do Comitê de Implantação do PJe.
Semana Institucional
No segundo dia da V Semana Institucional, 07/11, a equipe do e-Gestão esteve reforçando para os usuários das VTs e do segundo grau, a importância do Hórus como ferramenta gerencial. Principalmente agora, momento em que se aproxima o fechamento do exercício de 2017. Para Rodopiano Neto, Coordenador de Gestão Estratégica do TRT8, a ideia é que os usuários tenham uma visão do que ainda pode ser feito para que se encerre o ano atingindo os resultados sem grandes esforços, melhorando a prestação jurisdicional, sem comprometer a qualidade de vida.
Veja fotos no Flickr do TRT8.