
Aconteceu na manhã da última sexta-feira (10/03) a palestra de capacitação em PJe-Calc para advogados no auditório Aloysio da Costa Chaves. A palestra foi promovida pelo TRT8, em parceria com a Amatra 8 e com a Atep, e teve o intuito de tirar dúvidas e promover um maior conhecimento dos advogados sobre o sistema do PJe-Calc.
A mesa de abertura teve a presença do desembargador Gabriel Napoleão Velloso Filho, Diretor da Ejud, do Juiz Pedro Tourinho Tupinambá, presidente da Amatra 8 e do advogado André Serrão, presidente da Atep. Todos destacaram a importância da iniciativa para a capacitação dos advogados trabalhistas, que terão que usar o PJe-Calc como um programa padrão de cálculos trabalhistas da Justiça do Trabalho.
O palestrante Alacid Guerreiro, coordenador nacional do PJe-Calc começou fazendo um histórico do programa. Em 2012, com a implantação do PJe, e considerando a ampla aceitação do Juriscalc - Sistema de Cálculo Trabalhista do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, que, à época, já havia sido implantado em pelo menos 10 Tribunais Regionais do Trabalho, o CSJT delegou ao TRT8 o encargo de desenvolver o PJe-Calc, com o objetivo futuro de integrá-lo ao PJe.
Alacid falou da importância de promover palestras como essa, para que advogados trabalhem em conjunto com o Tribunal. “A importância é divulgar que público externo utiliza a mesma ferramenta do tribunal para realizar seus cálculos, qual a utilização pelo público externo e a integração que acontecerá mais adiante com o PJe/PJe-calc. E também para que haja a troca de informações. Os usuários poderão apresentar seus cálculos, que podem ser aproveitados pelas varas e pelos gabinetes e os cálculos feitos pelas varas e gabinetes poderão ser reformados, para que as partes apresentem seus embargos e recursos em relação a esses cálculos", destacou.
A advogada Isabela de Souza destaca os benefícios da palestra para o dia a dia dos advogados. “O meu primeiro contato foi com o Juriscalc, que eu também ainda tenho um pouco de dificuldade com o sistema e o PJe-Cal já vem para simplificar, é uma plataforma mais nova e vem trabalhando algumas falhas que o Juriscalc tem. Então eu acho muito importante repassar isso para os advogados como meio de uniformização do sistema, para facilitar o entendimento de alguns cálculos, que é um pouco confuso. Uns usam Juriscalc, outros usam o memorial de cálculo e essa forma de uniformizar é muito importante e válida".
André Serrão, presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Pará (ATEP) ressaltou o objetivo de se qualificar advogados na nova ferramenta. “A ATEP tem buscado o aprimoramento dos advogados, a qualificação com a realização de cursos, de palestras, de eventos e encontros. A parte eletrônica, o Processo Judicial Eletrônico, os sistemas de cálculos judiciais tem sido um foco porque eles trazem dificuldade tanto para o advogado mais antigo quanto para o advogado recém formado”, comentou.
Veja fotos aqui.