A exemplo de anos anteriores, a CODSA - Coordenadoria de Saúde do TRT8, integra-se às atividades da campanha 'Outubro Rosa', atuando para ampliar a conscientização e prevenção do câncer em mulheres. As ações fazem parte do programa TRT8 Saúde, que visa promover uma cultura preventiva de saúde na 8ª região, por meio de informação, conscientização, prevenção e tratamento precoce.
Para auxiliar as magistradas e servidoras do TRT8 a participar, desde o início do mês, estão disponíveis no site do PAS guias para exames de mamografia e PCCU. Doutor Steven Pinheiro, diretor da Coordenadoria de Saúde do TRT, lembra que esta é uma atividade muito importante na prevenção dos dois tipos de câncer mais comuns em mulheres, o câncer de mama e o câncer de colo de útero . “É importante destacar que, mesmo para quem não tenha plano de saúde do TRT, será possível realizar os exames e os custos serão pagos pelo Tribunal”, explica Dr. Steven.
Após a realização dos exames, as guias poderão ser entregues pessoalmente durante consulta realizada com um dos médicos da Coordenadoria de Saúde ou, se a magistrada ou servidora estiver fora da sede, os laudos poderão ser enviados ao e-mail codsa@trt8.jus.br, para que sejam avaliados. Tão logo sejam recebidos e analisados, os médicos darão retorno às pacientes.
Como participar do Outubro Rosa, no TRT8:
Se você é do PAS:
1 – Entre no site do PAS
2 - Clique no banner lateral com logomarca Outubro Rosa
3 – Digite sua matrícula e senha do plano
4 - Imprima as guias e realize os exames
5 - Os resultados poderão ser encaminhados por e-mail para os médicos do TRT8, ou entregues pessoalmente na CODSA
Se não é do PAS:
1 – Envie um e-mail para codsa@trt8.jus.br e solicite as guias para exames da campanha 'Outubro Rosa'
2 – Realize os exames
3 - Os resultados poderão ser encaminhados por e-mail para os médicos do TRT8 ou entregues pessoalmente na CODSA
Saiba mais sobre o assunto:
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA, este ano, deverão ser detectados 57.120 novos casos de câncer de mama no Brasil. Existem vários tipos de câncer de mama, alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos têm bom prognóstico. O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.
O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papilomavírus Humano – HPV. É o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. A infecção genital por este vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer. Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é importante a realização periódica deste exame.
(Com informações de: http://www2.inca.gov.br)