
Na manhã desta quinta-feira (14), o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região assinou um termo de cooperação com a Infraero - Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, para disponibilizar a utilização do sistema PJe-Calc como ferramenta de padronização de cálculos em seus escritórios.
Para o Desembargador Sérgio Rocha, Presidente do TRT8, o PJe-Calc vai permitir que a empresa tenha uma dimensão exata dos valores que estão sendo demandados e sua margem de atuação. "O Tribunal está cedendo uma ferramenta consagrada para a Infraero, que é de extrema utilidade, desenvolvida pelo TRT8, e que agora migrou para o sistema PJe, que vai permitir que a empresa tenha, com segurança, essa gestão", disse.
Com mais de 14 mil processos em andamento na Justiça do Trabalho, a empresa pública pretende utilizar a ferramenta para reduzir a judicialidade e gastos. Fábio Rodrigues, Procurador Geral da Infraero, acredita que " todas as causas têm o seu desencadear natural e chega o seu momento de execução. Com o PJe-Calc, considerando que é uma ferramenta disponibilizada pela Justiça do Trabalho no Brasil inteiro, nós teremos a segurança de diminuir o enfrentamento ou de evitá-lo, quando ele seja desnecessário, à medida que a gente esteja convencido que a eventual condenação já está devidamente liquidada. Com isso, a gente consegue gerar uma economia e eliminar horas de trabalho", e completou dizendo que a importância também vem do fato de diminuir a litigiosidade. "O estado, por meio dos seus entes, tem que ter essa visão, de que a Justiça não pode ficar com uma enxurrada de causas vindas de entes da união, dos estados, e dos municípios. Como a infraero é um ente da União, então, basicamente essa é a principal importância, a gente tentar esvaziar o nosso estoque de forma segura e prezando pelo dinheiro do contribuinte", concluiu o Procurador Geral da Infraero.
A Infraero foi o primeiro órgão, fora da Justiça do Trabalho, a procurar o TRT da 8ª Região para utilizar o sistema, desenvolvido pelos técnicos do Regional e que está sendo implantado em toda a Justiça do Trabalho, por meio do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Estilac Borges, Gerente de Projetos do PJe-Calc, explica que a expansão do PJe-Calc para fora da Justiça do Trabalho é um prazer muito grande. "É uma satisfação ver o PJe-Calc sendo divulgado. Quando a Infraero procurou a gente para pedir a colaboração como o outro lado, ou seja, uma empresa reclamada querendo utilizar, é muito importante, pois mostra que o trabalho está sendo bem feito, com seriedade e sendo bem utilizado. Está realmente podendo atingir um todo. Está sendo um prazer muito grande e um reconhecimento maior ainda para o trabalho da SETIN (Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT). Eu espero que a gente consiga continuar com esse bom trabalho. Já estamos trabalhando em cima de evoluções do PJe-Calc, novos módulos, módulos de atualização de amortização e o objetivo é que a gente possa divulgar esse sistema cada vez mais", comemora Estillac.
Veja fotos, clique aqui.