TRT8 esclarece sobre os passos para adoção do SIGEO

— Foto: ASCOM8

 

As empresas terceirizadas que prestam serviços de forma direta e indireta ao Tribunal terão que fazer a adesão ao novo sistema até 20 de abril.

Coordenadores de setores estratégicos do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região (TRT8) participaram de reunião de esclarecimento do  Sistema Integrado de Gestão Orçamentária e Financeira da Justiça do Trabalho (SIGEO-JT), lançado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). "Hoje essa reunião vai ser para mostrar como é o sistema para os coordenadores, e depois é a vez dos fiscais fazerem essa sensibilização da importância do sistema e o passo a passo para seguir", explicou Regina Uchôa, diretora da Secretaria Administrativa. 

O SIGEO é destinado ao cadastro, gerenciamento de peritos e pagamento dos profissionais nos casos dos processos que envolvam beneficiários da justiça gratuita. Neste primeiro momento, as empresas terceirizadas que prestam serviços de forma direta e indireta ao Tribunal terão que fazer a adesão ao novo sistema até 20 de abril, pois a partir do dia 22 do mesmo mês os pagamentos dos serviços prestados já serão através do sistema. 

O coordenador de Orçamento e Finanças do TRT8, Rodrigo Bezerra Rodrigues,  destacou que, com o sistema, o Tribunal vai oferecer diversos serviços, celeridade nos processos e transparência, e o novo sistema veio para ficar.  "O módulo de execução financeira do SIGEO é um dos modelos que já estão em implantação no sistema, que é um sistema geral da Justiça do Trabalho, e dentro dele temos o módulo de planejamento, temos o de assistência jurídica a pessoas carentes. Então, a tendência é que o sistema absorva o maior número possível de operações que estão sendo executadas na área financeira, para que no futuro próximo consigamos exportar para o Sistema Nacional Financeiro (SNF)", contou o coordenador da COFIN.

Cadastro - todos os gestores e fiscais já estão sendo cadastrados pela Coordenadoria de Governança Institucional (COGIN) no novo sistema. Quando acessarem o sistema com a senha e o login de acesso de rede dos demais sistemas administrativos do TRT8, já vão verificar e  aparecer os contratos que são gestores e fiscais.

A coordenadora de Governança Institucional, Lia Martins Cruz, disse que "no TRT8, quem assegura a nota é o que a gente denomina o gestor de contratos, mas para o módulo de execução financeira do SIGEO a gente está usando a nomenclatura do TST, então esse gestor vai ser cadastrado como fiscal, que só o fiscal que consegue atestar. Nós vamos promover mais cursos, mais sensibilizações para difundir bem essa questão do SIGEO". 

Antes, o sistema era utilizado para fazer a proposta orçamentária e os empenhos orçamentários. Com a mudança, será feita a execução dos contratos dentro desse módulo. Com isso, trará  mais transparência para os contratos e fornecimento do TRT8. Os fornecedores poderão acessar e verificar se a nota fiscal já foi atestada, se já foi paga, vão poder baixar a ordem bancária. Tudo isso para acompanhar melhor as contratações e a prestação. 

Cartilha - A Coordenadoria de Governança Institucional (COGIN) está elaborando uma cartilha com o objetivo de mostrar o passo a passo de todas as etapas que os gestores vão fazer. O manual para os gestores, fiscais de contratos e servidores do TRT8, vai ensinar como é que é feito esse cadastro, essa juntada de um documento fiscal, mas, em regra, ele já vai receber a nota fiscal juntada no sistema e irá só atestar.