Nesta quinta-feira (07), após seis horas de reunião, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, o representantes sindicais das classes trabalhadora e patronal do setor de Transporte Rodoviário de Belém, Ananindeua e Marituba aceitaram a proposta de conciliação mediada pelo Vice-Presidente do TRT8, Desembargador Herbert Tadeu Pereira de Matos e pelo Ministério Público do Trabalho, por meio da Procuradora Carla Afonso de Nóvoa, a fim de encerrar a greve nos transportes públicos iniciada há dois dias.
A proposta aceita pelos sindicatos refere-se a 1% de ganho real somado ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado dos últimos 12 meses, para o reajuste de salário, do auxílio alimentação e auxílio clínica, ficando mantidas e ratificadas as cláusulas da convenção coletiva do ano anterior. Este índice será divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ainda este mês. Em relação aos dias parados, os sindicatos acataram a proposta apresenta pelo Vice-presidente do TRT8, de compensação de um dia e abono de um dia.
Com estas novas linhas para o acordo, os representantes dos sindicatos profissional e patronal solicitaram prazo para submeter à aprovação em Assembleia, a se realizar ainda hoje. De acordo com os representantes dos rodoviários, em sendo aceita a proposta na Assembleia, os ônibus voltam a circular às 00h desta sexta-feira (08).
Participaram da reunião pelos sindicatos, o Presidente da FETRANORTE e SETRANSBEL, Paulo Fernandes Gomes; o Diretor da FETRANORTE e SETRANSBEL, Alexandre Barata; o Diretor da SETRANSBEL, Evandro Lima; o Advogado da FETRANORTE e SETRANSBEL, Mário Tostes; o Presidente do SINTRAM/PA, Huelem Ferreira; Altair Brandão, Presidente do Sindicato Profissional de Belém; os Advogados dos Sindicatos Profissionais, Walber Palheta, Raimundo de Matos e Darlyn de Matos; e o Representante do DIEESE, Roberto Sena.
Leia as atas da audiência:
Belém
Ananindeua e Marituba