
Na atualidade, a preparação para a aposentadoria tem se tornado uma preocupação para trabalhadores e instituições públicas e privadas. Com o aumento da expectativa de vida, o momento de saída do trabalho requer planejamento, e foi com o intuito de auxiliar seus magistrados e servidores que o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região criou seu Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA/TRT8). As atividades do programa tiveram início nesta quinta-feira (22), reunindo os inscritos para conhecer a equipe multidisciplinar, os objetivos do programa e fazer um levantamento prévio das expectativas individuais dos participantes.
A abertura da programação foi realizada pelo o Vice-Presidente do TRT8, Desembargador do Trabalho Herbert Tadeu Pereira de Matos, que ressaltou a preocupação da instituição com todos os seus colaboradores, em particular com os que estão prestes a realizar esta mudança de vida, a aposentadoria. “Nós vivemos em constante transformação e o que nos compete é nos adaptarmos a cada época. A vida continua e nós estamos aqui neste limiar de uma mudança de caminhada. Se a gente souber cuidar de nós, do corpo e do espírito, esta caminhada se torna mais leve, mais entusiasta e prazerosa. É com esta mensagem de esperança e otimismo que lhes dou boas vindas ao programa”, declarou.
Em seguida, o Diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal, Thiago Rodrigues Reis, realizou a apresentação do programa e da equipe multidisciplinar que o compõe. De acordo com ele, o programa foi pensado justamente para ajudá-los no planejamento desta nova etapa de vida, com o suporte da equipe formada pela Psicóloga Úrsula Gomes; o Assistente Social, Gilmar Paulin; o Médico do Trabalho, Raphael Melo; a Coordenadora da CODEP, Simone Pípolos; e a Técnica Judiciária da COLIC, Silvia Miranda. Dividido em quatro módulos durante o ano, o Programa irá abordar como temas gerais por módulo: “Aspectos legais da aposentadoria e ocupação continuada”, “Planejamento financeiro e empreendedorismo”, “Relações sociais e saúde” e “Encerramento e plano de vida”.
Conforme destacado pela Psicóloga Úrsula Gomes, as programações específicas de cada módulo serão montadas pela equipe multidisciplinar a partir das informações coletadas com os inscritos no programa nas entrevistas individuais. “Não queremos trazer temas e convidar profissionais para fazer oficinas a partir do que a gente acha. Queremos escutar o que as pessoas esperam, qual a demanda real deste grupo de participantes e, a partir daí, construir esta programação para que atinja as expectativas. Queremos que as pessoas sintam que estão falando de uma situação que elas estão vivenciando, que se sintam presentes e de fato participantes deste grupo”, ressaltou sobre a importância das entrevistas realizadas nesse primeiro dia.
O PPA/TRT8 inicia com 37 inscritos, sendo 11 de fora da sede, entre os quais a servidora da 2ª Vara do Trabalho de Marabá Beatriz Conceição de Almeida Alves, que atua há 30 anos na Justiça do Trabalho e já atingiu todos os critérios para a aposentadoria. Para ela, a expectativa é que o Programa lhe ajude neste momento de transição. “A expectativa é de que quando o momento chegue, seja com tranquilidade, até porque tenho outros projetos que estão amadurecendo e espero que com a participação no programa eles sejam amadurecidos e eu veja de uma forma suave, sem maiores conturbações o momento de ir embora”, afirmou.
O servidor Antônio Augusto Ferreira da Mota, que há 28 anos atua no TRT8, decidiu participar do programa com o objetivo de ter uma visão pós-aposentadoria. “Vim pegar experiência do pessoal, para contribuir para que eu tenha uma aposentadoria tranquila, que é o que a gente almeja. Quando me aposentar, minha intenção diante da minha formação em administração é montar uma empresa e continuar trabalhando para aumentar a renda, e também aproveitar mais tempo para o lazer e a família”.
O primeiro módulo já está agendado para os dias 25 e 26 de março, onde o tema abordado será “Aspectos Legais da Aposentadoria e Ocupação Continuada”.
Veja as fotos.