
A XII Semana Nacional de Conciliação será realizada entre os dias 27 de novembro a 01 de dezembro. Desde 2006, o Conselho Nacional de Justiça promove, em conjunto com todos os tribunais brasileiros, a Semana Nacional da Conciliação, que esse ano traz como slogan a frase “Conciliar, nós concordamos”. Durante a Semana todos osTribunais Regionais do Trabalho, Tribunais de Justiça Estaduais e Tribunais Regionais Federais direcionam sua atenção para as ações que buscam promover a conciliação entre as partes.
Durante o período ocorrem as chamadas processuais, por haver a necessidade que o processo já esteja em trâmite. Os Tribunais fazem uma pesquisa e sensibilização prévias dos processos que tenham a possibilidade de conciliação para poder entrar em contato com as partes. As Corregedorias-Regionais têm o papel de coordenar e auxiliar as varas durante a Semana.
No TRT8 não será diferente, as Varas do Trabalho estão fazendo o levantamento de seus maiores devedores e seus maiores litigantes para que, se houver a possibilidade, as partes entrem em acordo. Segundo o Corregedor-Regional, desembargador Walter Paro, a corregedoria, com o apoio da Coordenadoria de Gestão Estratégica auxilia nessa tarefa. “Nós também trabalhamos junto à COGES e vamos identificando os maiores devedores e, assim, informando as Varas para que seja feito o contato entre elas e esses executados e os advogados dos exequentes, para que possamos propiciar uma nova rodada de conciliação”, afirmou.
Para o Corregedor, a Semana de Conciliação não foge do que já é realizado diariamente na Justiça do Trabalho. “A conciliação já está institucionalizada na Justiça do Trabalho e já é de praxe feita, diariamente, pelos nossos magistrados. Com ação específica ou não, nossos magistrados já realizam essa atividade conciliatória”, destacou.
CEJUSC
No CEJUSC - Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Soluções de Disputa - entrarão na pauta da Semana os processos ajuizados e em qualquer fase processual, inclusive os com recursos pendentes nas instâncias superiores. Além disso, o CEJUSC entra em contato com os advogados de alguns grandes litigantes para ver a possibilidade de conciliação em vários processos.
Quer conciliar?
Ajuíze um processo ou peticione junto às Varas, Gabinetes ou na Vice-Presidência, que o seu processo entra na pauta da Semana Nacional de Conciliação.
(Com informações do CNJ)