
A partir da próxima segunda-feira (16) o TRT8 lança duas pesquisas, uma para avaliar a qualidade do clima organizacional e a outra para medir a satisfação dos usuários com a instituição. As Pesquisa de Clima Organizacional e Pesquisa de Satisfação do Usuário são realizadas desde 2007 e servem como ferramenta da administração para priorizar as ações estratégicas que possibilitem um melhor ambiente laboral e melhor prestação jurisdicional.
As pesquisas ficarão disponíveis pelo período de 30 dias, sendo realizada de 16 de outubro a 14 de novembro. A Pesquisa de Satisfação do Usuário estará disponível no Portal do TRT8, sendo de fácil acesso logo na sua home. Nessa pesquisa o público externo responde, por meio eletrônico, perguntas referentes à prestação jurisdicional das unidades judiciárias de 1º e 2º Graus, que englobam a cordialidade e celeridade no atendimento, qualidade das informações prestadas, horário das audiências, instalações físicas e acessibilidade, além de comunicação com o órgão por meio dos canais disponíveis.
A pesquisa de Clima organizacional é voltada para magistrados e servidores, que respondem de forma anônima questões relacionadas à relacionamento interpessoal, motivação para o trabalho, qualidade do trabalho, espaço físico adequado, ferramentas tecnológicas adequadas e eficientes, volume de trabalho, tempo para investir em capacitação, reconhecimento do trabalho, apoio da chefia, trabalho em equipe entre outros.
Magistrados e servidores receberão um e-mail com o link para a participação.
De acordo com Barbara Barbosa, Técnica Judiciária da COGES (Coordenadoria de Gestão Estratégica) “A participação de magistrados e servidores é feita de forma anônima, conferindo maior liberdade de opinião acerca do clima organizacional na 8ª Região”, destacou.
2016
Os quesitos melhores avaliados, na pesquisa de Clima Organizacional dos magistrados no ano de 2016 foram: “Trabalho em um órgão público que transmite uma imagem positiva ao público externo”, “A missão, a visão de futuro e os valores institucionais do TRT”, “No meu setor, temos a filosofia do trabalho em equipe”, “Utilizo as ferramentas de comunicação disponíveis no TRT8 (correio eletrônico, google drive, agenda eletrônica etc)”. Já entre os servidores, os aspectos melhor avaliados foram “Utilizo as ferramentas de comunicação disponíveis no TRT8 (correio eletrônico, google drive, agenda eletrônica etc)”, “A convivência no ambiente de trabalho é harmoniosa”, “Conheço a missão, a visão de futuro e os valores institucionais do TRT8” e “No TRT8, percebo que o trabalho é direcionado para a satisfação do jurisdicionado”.
Entre os usuários, os quesitos mais bem avaliados na Pesquisa de Satisfação do Usuário foram: “Os espaços são limpos e organizados”, “As informações prestadas são úteis” e “O atendimento é cordial”. Já os que obtiveram menores índices de aprovação na pesquisa de satisfação dos usuários foram: “Há facilidade de acesso ao Magistrado” e “O horário das audiências/sessões é cumprido com tolerância razoável”.
Estratégia
De acordo com os dados obtidos nas pesquisas realizadas, o Tribunal elabora estratégia para melhorarem os pontos de atenção. Segundo Barbara Barbosa, “com os resultados obtidos no diagnóstico, busca-se o aperfeiçoamento da qualidade dos serviços prestados pelo TRT da 8ª Região aos seus públicos interno e externo”, comenta.
Participação
Segundo dados da COGES a participação na pesquisa de clima dos Magistrados, em 2016, foi de 59 participantes (50% do total de magistrados na época da pesquisa), frente a 62 participantes em 2015 (57% do total na época da pesquisa). Na pesquisa de clima dos Servidores de 2016, foi registrado em 808 o número de respondentes (60% do total de servidores), frente aos 569 servidores respondentes em 2015 (43% do total).
Quanto à Pesquisa de Satisfação dos Usuários, foram 419 usuários respondentes em 2016,
contabilizando 80% a maior em participação, se comparado ao registrado no ano anterior (83 usuários). Vale ressaltar que 215 foi o primeiro ano que a Pesquisa foi realizada por meio eletrônico.
Após o encerramento das pesquisas, será elaborado o Relatório de Diagnóstico Institucional com os resultados obtidos e será disponibilizado no portal do TRT8 no menu: Planejamento Estratégico > Clima Organizacional. Não deixe de participar e ajudar o TRT8 a ser melhor para seus magistrados servidores e jurisdicionado. O Tribunal quer saber a sua opinião.
Confira o Relatório de Diagnóstico Institucional com os resultados de 2016
Pesquisa de satisfação do usuário