TRT8 participou da programação da 11ª Primavera de Museus.

— Foto: ASCOM8

 

O TRT da 8ª Região promoveu a exposição “Museus e suas memórias” em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) durante a 11ª Primavera de Museus que aconteceu durante os dias 18 a 24 de setembro. 

A Semana da Primavera teve participação de mais de 900 museus em todo país e buscou abrir os espaços culturais durante uma semana. A exposição aconteceu no hall do prédio anexo de edifício-sede do TRT8 e contou com objetos do início da história da Justiça do Trabalho e contabilizou 250 visitantes.

Na abertura da programação, estiveram presentes magistrados, servidores, advogados e alunos de escolas pública e privada. A desembargadora vice-presidente Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, curadora do Memorial Arthur Francisco Seixas dos Anjos, do TRT8, destacou a importância de se participar da primavera de museus, pois além de abrir as portas do Tribunal para o público, este ano celebra a história da instituição. “Participar da 11ª Primavera de Museus, para nós é uma honra, porque nos traz as memórias, como bem diz o tema e este ano está voltado para a instituição. O memorial é parte integrante do IBRAM daí a nossa responsabilidade de contar as nossas memórias para todos que estejam interessados na exposição”, destacou a desembargadora.

O Memorial do TRT8 sempre participou da Primavera de Museus, assim como da Semana de Museus por acreditar que o Tribunal e suas história deve estar aberto ao público.  

Entre os objetos expostos estavam a máscara mortuária de Pontes de Miranda, importante jurista e historiador brasileiro, que sempre citava a amazônia em suas obras. Como a que foi exposta só existe mais uma, localizada no Memorial Pontes de Miranda, do TRT de Alagoas. Foram expostas também as antigas togas dos magistrados, aparelho de som utilizado para gravação de audiências, cronômetro de argumentação, campainha de anúncio de processo, entre outros objetos que construíram a história da Justiça do Trabalho.

 

Veja aqui as fotos.

 
Saiba mais sobre o Memorial:

O espaço reservado à preservação da história da 8ª Região Trabalhista, onde são encontrados documentos antigos, mobiliário e fotografias que contam a trajetória do TRT8.

As visitas guiadas abordam diversos temas. As apresentações no Memorial são realizadas por meio de vídeos e exposições temáticas.
 
Horário: 8h às 13h.
Endereço: Av. Senador Lemos, 574.
Contato: Memorial 3241- 9700