TRT8 promove Oficina sobre PLS

— Foto: ASCOM8

 

Quinta-feira (16/02), às 09h30, ocorre no laboratório de informática da ECAISS a "Oficina PLS". O encontro promovido pela Comissão Socioambiental, ​​apresentará o Plano de Logística Sustentável para gestores e equipes envolvidas do TRT8. A implantação do PLS tem como objetivo aplicar recursos de forma eficiente e promover o uso consciente de materiais no Tribunal.​  A oportunidade também servirá para mostrar os indicadores que precisam ser monitorados, mensalmente, pelas unidades, além do preenchimento do formulário das iniciativas​.

A reunião que apresenta o PLS cumpre a Resolução 201/2015 do CNJ que trata da criação de núcleos socioambientais em todos os TRT’s, além da implementação do Plano de Logística Sustentável no Poder Judiciário. 
No TRT8, o PLS envolve indicadores na ASCOM, COMAT, COGES, COMAP, SEGEP, COGIN, COFIN, DIGER, CODSE, EJUD e SETIN.

A sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, ou seja, ser sustentável é ser racional, pensar a utilização dos recursos da melhor maneira para o Tribunal traz benefícios para todos indo muito além da JT.

 

O que é o Plano de Logística Sustentável?
A implantação do Plano de Logística Sustentável (PLS-PJ) na Justiça do Trabalho atende a Resolução 201/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina a criação de núcleos socioambientais e implantação do PLS no Poder Judiciário. O objetivo é sistematizar as práticas de sustentabilidade no âmbito de cada tribunal, aplicar de forma eficiente os recursos e promover o uso consciente de materiais, adotando como modelos de gestão, a promoção da sustentabilidade ambiental, econômica e social em suas unidades. A resolução também apresenta os indicadores mínimos para avaliação do desempenho ambiental e econômico do PLS-PJ e sugestões de práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente quanto à aquisição de materiais e à contratação de serviços.

O que é a Oficina PLS?
Além de ser uma oportunidade para apresentação do Plano de Logística Sustentável, será um momento de apoio para que os gestores e equipes das áreas envolvidas com o PLS preencham corretamente as informações dos indicadores enviados mensalmente para o CNJ e do formulário com as iniciativas sustentáveis, divididas por áreas. 

O que é ser sustentável?
É um termo que vai muito além de “plantar uma árvore”. Viver a sustentabilidade, ou seja, “ser sustentável” é muito mais do que preservar o ambiente e se preocupar com as emissões de carbono para a atmosfera. Devem-se levar em consideração todos os fatores sociais e ambientais que causam algum tipo de prejuízo para o ser humano e estudar maneiras capazes de mudar essa forma tão normal de “levar a vida” que a maioria da população do mundo entende como certa. 

 

Saiba mais:

link da matéria do CSJT sobre PLS
 

Portaria Presi 939/2016

Portaria Presi 93/2017

Planilha com Indicadores PLS TRT8

Plano de Logística Sustentável do TRT8