
Alinhado a todos os outros 23 Tribunais Regionais do Trabalho, o TRT da 8a Região, com jurisdição nos estados do Pará e do Amapá realizou na manhã de hoje, em frente à sua sede, em Belém, um ato público pela valorização da Justiça do Trabalho e do sistema de garantias de direitos trabalhistas.
Magistrados, servidores, estudantes, profissionais e estudantes de diversas faculdades, além de representantes de sindicatos, universidades e demais organizações parceiras estiveram presentes e juntos formaram um grande círculo fechando a rua na frente do tribunal, simbolizando um abraço à instituição.
Atendendo chamado do Coleprecor, Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho brasileiros, o TRT8 realizou o ato antes da leitura da ata de correição ordinária, feita pelo Corregedor Nacional do TST, no decorrer da semana.
Além do ato, o TRT8 organizou, em conjunto com a SRTE, a emissão de 300 carteira de trabalho para jovens atendidos pelo programa de erradicação do trabalho infantil do Tribunal, e realizou panfletagem na praça em frente à instituição, divulgando o aplicativo SimVida, criado pelo programa regional de trabalho seguro, e que foi listado como boa prática na ata de correição nacional.
O aplicativo, disponível em Android e iOS, pode ser baixado por qualquer cidadão e, como destacou o Ministro Renato de Lacerda Paiva, corregedor nacional, "permite que todo e qualquer cidadão atue com um papel fiscalizador, para construção de um ambiente mais seguro para todos".
Veja as fotos do Ato Público no Flickr do TRT8.