Iniciou na terça-feira (17), e segue até a sexta-feira (20), o Curso Gestão Pública Contemporânea da Fundação Dom Cabral, direcionado para gestores do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. Reunindo o Presidente do Tribunal e 40 gestores de áreas administrativa e judiciária, o programa tem como objetivo desenvolver a cultura administrativa voltada para resultados. A programação foi iniciada com o módulo Gestão de Processos, ministrado pela professora Maria Cristina Gonçalves Torres, graduada em Psicologia pela FUMEC e com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas - Fundação Getúlio Vargas, no qual conheceram as melhores práticas de mapeamento, levantamento e redesenho de processos.
O curso integra as ações desenvolvidas pelo Tribunal dentro do Plano Anual de Capacitação, que tem como foco envolver gestores e servidores em um processo constante de aprimoramento, conforme destaca o Presidente do TRT8, Desembargador do Trabalho Francisco Sérgio Silva Rocha. “Esse curso é a continuação de um trabalho que vêm sendo desenvolvido há pelo menos cinco anos de capacitação de nossos gestores. E ele demonstra que nós temos a necessidade de ampliar isso, envolvendo a área administrativa e a área judiciária. Temos um trabalho que inicia na tomada de reclamação e se desenvolve até a efetiva entrega da prestação jurisdicional, e isto é um processo sobre vários aspectos. Dentro desse processo, temos atuação das áreas administrativas e judiciária do Tribunal, então, é preciso que essas áreas estejam juntas convergindo esforços pra que este processo maior que nós estamos falando seja melhor, mais rápido, mais barato e mais eficiente”.
Para o servidor da Coordenadoria de Governança Institucional, Alberto Rodrigues, que pela primeira vez participa de capacitação para gestores, “o grande benefício é a possibilidade de enxergarmos com uma visão mais moderna todos os setores, e que nos permita atingir nossos objetivos, principalmente, o objetivo da execução estratégica”. A Secretaria Geral Judiciária do TRT8, Narlicelma Sobral, que pela segunda vez participa do Programa da Fundação Dom Cabral, afirma que trabalhar Gestão na área judiciária é extremamente importante. “Participar de um curso desse nos faz melhorar nossa administração do tempo, e, com isso, melhoramos nossos resultados, trabalhando menos tempo e melhor, planejando e organizando, e isso melhora a atividade fim do Tribunal”, destacou. A Chefe do Núcleo Administrativo do Fórum Trabalhista de Macapá, Vanusa Oliveira, que pela primeira vez participa do treinamento, destaca que está sendo de suma importância, principalmente para aproximar os gestores.
O Programa Gestão Pública Contemporânea voltado para os gestores do Tribunal, conforme destaca o Gerente de Projetos da FDC, Paulo Carvalho, objetiva fazer com que “o servidor público saia do programa, tendo uma visão sistêmica de como o universo de pessoas deve estar alinhado com universo de processos, e tudo isso faz parte de uma estratégia. O desdobramento disso é uma prestação de serviços ainda melhor para a sociedade”. Para o Diretor Geral do TRT8, George Pitman, quando se recebe um treinamento que traz ferramentas para melhorar no dia a dia a resolução de problemas, assim como a melhoria do fluxo dos processos, ajuda muito, otimizando o tempo e fluxo de trabalho.
Módulos
O programa segue durante a semana com um módulo sobre Gestão de Resultados, com o professor Gilberto Porto, Mestre em Administração, onde trabalhará um alinhamento conceitual a respeito de estratégias e sincronismo organizacional. O módulo Gestão de Pessoas será ministrado pela professora Lilian Bambirra, Doutora em Administração, onde apresentará ferramentas de gestão de pessoas e métodos de gestão mais praticados hoje no universo corporativo e no setor público. O último tema a ser tratado será Gestão de Projetos, com o Professor Lúcio Diniz, Mestre em Administração de Empresas e Projetos, que abordará ferramentas de gestão de projetos, onde criará um projeto dentro de sala, apresentando princípio, meio e fim.
O Gerente de Projetos da FDC, Paulo Carvalho, destaca que o Programa foi formatado buscando as melhores práticas desenvolvidas na área de Gestão. “O que observamos hoje é que o setor público busca cada vez mais as ferramentas da administração que já foram consagradas dentro de outros ambientes corporativos, pensa, busca essas ferramentas e tenta institucionalizá-las dentro do seu universo, e esse programa foi formatado nesse sentido”.