TRT8 realiza cerimônia de ratificação de posse de novos juízes do trabalho substitutos

— Foto: ASCOM8

 

Na manhã desta segunda-feira (20), ocorreu no Auditório Aloysio da Costa Chaves, no prédio sede do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, a Cerimônia Solene de Ratificação de Posse dos Juízes do Trabalho Substitutos aprovados no concurso C-333, Gustavo Lima Martins, Paulo Roberto Dornelles Junior, Luana Cidreira Domitilo Costa e Vinícius Augusto Rodrigues de Paiva. A solenidade foi aberta pelo Presidente do TRT8, Desembargador do Trabalho Francisco Sérgio Silva Rocha, que ingressou no auditório junto com os membros do Tribunal e autoridades convidadas, ao som do Hino da Justiça do Trabalho.

A cerimônia foi iniciada com a execução do Hino Nacional, tendo os quatro aprovados prestado a ratificação do compromisso regimental como Juiz do Trabalho Substituto da 8ª Região. Após a leitura do termo de posse pela Secretária​-Geral Judiciária, o Presidente ratificou empossados os novos juízes. Compuseram a mesa, juntamente com os Desembargador​es do TRT8, a Procuradora-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região, Gisele Fernandes Góes, e​,​ representando o Tribunal de Justiça do Estado do Pará, a Desembargadora Maria de Nazaré Saavedra Guimarães.

Após a assinatura do Termo de Posse, a Juíza do Trabalho Substituta Milena Abreu Soares, aprovada no concurso C-331, deu ​as boas vindas aos novos magistrados e em seu discurso destacou a dificuldade ​de aprovação no certame da 8ª Região, ​tido como o mais difícil entre os Tribunais do Trabalho, ​a honra de fazer parte do regional e a importância do papel de juiz. “Sei quão honrados estão por vestirem essa toga, uma sensação de felicidade e enorme responsabilidade, de ter nas mãos o poder de decidir sobre o direito daqueles que depositam sua última confiança em nós. Esse é o sentimento diuturno, a certeza de que somos os responsáveis por efetivamente resolver o conflito, de forma rápida e eficaz. Quanto a isso eu fico confortável em lhes assegurar que estão ingressando num Tribunal comprometido com a celeridade e com a eficiência, desde a tomada de reclamação até a execução, onde efetivamente entregamos a tutela jurisdicional. E esse é um comprometimento do tribunal como um todo, dos desembargadores, juízes e servidores. Desejo de coração que sejam felizes na magistratura e aqui, no TRT da 8ª região”, discursou.

Em seguida, representando os magistrados aprovados no concurso C-333, o primeiro colocado, juiz do trabalho substituto Gustavo Lima Martins, falou sobre suas trajetórias, reforçando que não foi fácil, mas que o sonho foi conquistado. “Um dia tivemos um sonho em comum, por acreditarmos na justiça e na certeza de que é possível fazê-la no caso concreto, percorremos diversos caminhos vislumbrando o mesmo horizonte: ser juiz do trabalho. Neste percurso encontramos dificuldades, renúncia, quedas e alegrias, vivenciamos experiências tão valiosas que por certo enriqueceram nosso processo de amadurecimento pessoal e profissional”, afirmou.

Rememorando a jornada, agradeceu ​a Deus, dedicou a conquista aos pais, avós, c​ô​njunges, amigos, professores e todos que acompanharam e ajudaram na caminhada. Agradeceu ao Tribunal, os magistrados e servidores que os acolheram de braços abertos, e ao final afirmou ser necessário “pararmos para refletir o tipo de juízes que queremos ser. Queremos não apenas ser juízes,​ ​mas autênticos magistrados que conhecem a magnitude de sua função, por isso assumimos o compromisso de buscar sempre aliar a certeza de que seremos agraciados pela justiça social, que não sera utópica, mas real, no sorriso ou no coração de quem recebeu a prestação jurisdicional da melhor qualidade. Os desafios são constantes, mas temos o sincero desejo de corresponder, até o fim, aquilo que nos é proposto”.

Encerrando a cerimônia, o Presidente do TRT8, Desembargador Sérgio Rocha, ressaltou que a “8ª região é orgulhosa de seus valores e ciosa da manutenção destes valores, e nós temos a certeza que vocês vão integrar esta longa corrente de magistrados e magistradas que v​êm, diligentemente​,​ cumprindo seu dever, levando a justiça a uma população carente de justiça, e levando justiça com aquele sentimento de prestar a justiça social para uma população que confia e acredita em vocês. Temos a confiança de que vocês vão estar ​à altura dela e sintam-se verdadeiramente abraçados e acolhidos aqui na 8ª região. Sejam muito bem vindos!”.

Ao final, os magistrados receberam os cumprimentos e ofereceram um coquetel aos convidados.