TRT8 realiza Consulta Pública

— Foto: ASCOM8

 

O TRT8 lanç​ou ​nesta sexta-feira, 22 de julho, uma Consulta Pública​ de sugestões para elaboração da metas do Judiciário,​ que ​tem como público algo os integrantes de todas as instâncias de Justiça, bem como advogados​ e a sociedade de um modo geral.  O objetivo é que os colaboradores da pesquisa  consigam chegar a uma proposta inicial de metas, que servirá como ponto de partida para os debates locais, possibilitando que os representantes das redes de governança colaborativa dos tribunais, instituídas em 2013 pelo CNJ,  possam interagir e ouvir o maior número de pessoas possíveis. 

Em virtude da edição da resolução 221/2016 do CNJ, que institui princ​í​pios de gestões participativas e democr​á​tica na elaboração das metas nacionais do poder judiciário e das políticas judiciárias, ficou decidido que​,​ a partir de agora, a definição dessas metas nacionais específicas sejam feitas de forma participativa e envolva mais a sociedade, os advogados e não somente o poder judiciário em s​i, porque​,​ até então, o processo era realizado​ somente com a participação dos presidentes e corregedores dos tribunais. 

As metas avaliadas pelos participantes já são as estabelecidas para 2017. O questionário é composto por questões abertas e fechadas, no qual  permitirá o interessado conhecer e também opinar se eles concordam com essas metas, ou se há alguma su​g​estão a fazer. 

Para Rodopiano Neto, Coordenador da Gestão Estratégica​ do TRT8​, a expectativa é de que "as pessoas realmente participem desse processo de construção, porque eu acho que a resolução 221 foi uma resolução muito bem vinda, no sentindo de permitir e ampliar essa participação do processo de definição de metas e​,​ ao mesmo tempo​,​ apresentar para a sociedade como todo​,​ esse processo avançado. Na verdade​,​ é um processo bem avançado do poder judiciário, no sentido de melhorar a prestação jurisdicional."

Após esse período da consulta - julho e agosto - a proposta é consolidar os resultados até setembro, para que uma proposta possa ser levada para segunda reunião preparat​ó​ria do encontro nacional, e​,​ logo após​,​ apresentar uma proposta avançada de metas para o CNJ, consolidando todos esses resultados para finalmente, em novembro, com a realização do encontro nacional, os presidentes possam deliberar sobre essas metas que entrar​ão​ em vigor no ano de 2017. 

A consulta ficará disponível até o dia 05 de agosto. Para se inscrever , acesse o site do trt8:www.trt8.jus.br