TRT8 recebe visita técnica de servidores do TRT12 para implantação do PROAD

— Foto: ASCOM8

 

​​Dando prosseguimento ​à​s ações que antecedem o início da utilização do Sistema PROAD – Processo Administrativo Eletrônico, na 8ª Região, esta semana o TRT8 está recebendo os servidores Nelson da Silva e Renan Inácio, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação – SETIC, do TRT12 (Santa Catarina), para acompanha​r ​os últimos ajustes no sistema e dar treinamento aos multiplicadores​,​ designados em portaria da Presidência (PRESI Nº 789/2016).

​​Conforme destaca o Gerente do Projeto no TRT8, Rogério Sirayama, esta visita técnica têm os seguintes objetivos. “O de validar o trabalho que já desenvolvemos no TRT8 e fazer alguns ajustes para a implantação do Sistema em produção e o de ministrar um treinamento para os multiplicadores do PROAD em nosso Regional, que serão responsáveis pela sustentação negocial do Sistema", destaca. 

​Como desenvolvedor do Sistema PROAD, o TRT12 já auxiliou a implantação do mesmo em 13 TRT's​,​ e ​já ​o utiliza desde 2009. Para o servidor do TRT12, Nelson da Silva, ​​“a implantação do PROAD incorre em uma mudança de paradigma, diante da substituição dos autos físicos pelo meio eletrônico, que estabelece um novo conceito para a gestão e acompanhamento de processos administrativos".

Na última semana, os multiplicadores do TRT8 já tiveram contato com o sistema, durante um workshop ministrado pelo servidor Rodrigo Bezerra, da SEADM, que foi quem fez a homologação do mesmo. “Já fizemos uma apresentação formal do projeto aos gestores, o Rodrigo fez a homologação do sistema, participou dos testes iniciais e passou para os colegas um pouco da experiência que adquiriu testando o sistema. Antes de participarem do treinamento, tivemos o cuidado de mostrar a cara o sistema para eles”, afirmou Rogério Sirayama.

​​O treinamento dos multiplicadores está ​ocorrendo nesta semana, de 08​h​ às 12​h​ e ​de ​13​h​ às 17​h,​ ​ no Laboratório de Informática da ECAISS.​ ​De acordo com o servidor Renan Inácio, do TRT12, que ministra o treinamento junto com seu colega, o ​mesmo ​é feito com os dados do próprio Tribunal, com o login dos servidores na intranet, para que se sintam mais imergidos no sistema. “No treinamento a gente vai explicando as funcionalidades e​,​ de vez em quando​,​ fazemos pausas para exercícios, para ​que ​pratiquem as funcionalidades. A gente dá uma visão geral de tudo que o sistema é capaz. Para fazer o básico de tramitação o sistema é relativamente simples, mas tem algumas funcionalidades mais avançadas para casos específicos”, afirma.​​No TRT8, a equipe técnica do projeto é composta pelos servidores: Rogério Sirayama (Gerente do Projeto), Geraldo Barros, Diego Valdez e Mônica Guimarães.