
Na última quinta-feira, primeiro de dezembro, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, despediu-se da segunda turma de jovens aprendizes, após dois anos de atuação. Os novos aprendizes, que passarão a integrar a equipe do tribunal em janeiro de 2017, foram recepcionados no evento organizado pela ECAISS, sendo realizado na sala de aula da EJUD8 e contou com a participação de magistrados, servidores, estagiários e familiares dos aprendizes que entravam e que saíam.
No mesmo dia, antes do evento de despedida, os atuais Aprendizes participaram da palestra de encerramento do Programa Aprendizes 2016, “O Futuro em suas mãos / Novas oportunidades”, ministrada pelo Diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas – SEGEP, Álvaro Rôlo.
O então presidente do TRT8, Desembargador Sérgio Rocha abriu o evento de despedida e de recepção dos aprendizes agradecendo aos que estão se despedindo e dando as boas-vindas aos novos: “Espero que este tempo tenha sido gratificante. Vocês são o nosso futuro. Queremos que retornem como gestores e líderes. Fiquem certos de que sentiremos a falta de vocês. Para os novos, sejam muito felizes e contem conosco sempre que precisarem.”
“Chegamos até aqui carregados de conhecimento pessoal e profissional, de alegrias, amigos, parcerias, nosso sentimento, hoje, se resume em gratidão. Essa experiência será inesquecível, aos poucos nos tornamos fortes, para aprender cada vez mais. Neste Tribunal evoluímos positivamente através da liderança, desempenho, perseverança, trabalho em equipe, agilidade. Aos nossos gestores, e à toda equipe de trabalho, agradecemos pela paciência que tiveram conosco, pelas conversas, pelas risadas, por tudo, absolutamente tudo. Porque foram vocês que impulsionaram nossa formação, nossas carreiras profissionais, dentro do nosso limite de trabalho. Sairemos extremamente realizados.”, declarou Diego Souza de Souza que emocionou os presentes, pronunciando-se em nome de todos os aprendizes que estão se despedindo do TRT8.
Dos 10 novos aprendizes, 5 foram selecionados por meio do Projeto Acadêmico Padrinho Cidadão, idealizado pela Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. “Vocês começam a escrever um caminho muito importante na vida profissional. Vocês precisam fazer o melhor! Não deixem que outra pessoa segure a caneta da sua vida. Sejam responsáveis e escrevam a história de vocês. Os que chegam são muito bem vindos!” Declarou a Gestora Regional da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil, Desembargadora do Trabalho, Zuíla Dutra.
Logo em seguida, a Juíza do Trabalho Titular da 2ª VT de Belém, Vanilza Malcher, também Gestora Regional da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil, parabenizou o presidente do TRT8 pelo programa. “Somos um dos poucos órgãos públicos a receber aprendizes em sua casa. As instituições precisam ter a iniciativa do TRT8 de abrir as portas para que adolescentes possam crescer e se desenvolver. Sintam-se abraçados.”
Em sua fala, o representante do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), Giuliano de Jesus dos Santos Pinto, agradeceu a todos os servidores do TRT8 por abraçarem o projeto. “É uma honra esta parceria e estamos à disposição do TRT8.” Orientou os novos aprendizes para que respeitem as normas da JT e desejou sucesso neste novo desafio. Para os que saem, salientou que “o CIEE continuará orientando, com o suporte necessário, através da busca por vagas de estágio.”
O evento se encerrou com a entrega dos certificados do CIEE para os antigos aprendizes, contando com a participação dos gestores das respectivas áreas e a apresentação dos novos aprendizes à sua área de lotação. Eles iniciarão suas atividades no TRT8 após o recesso judiciário, no dia 09/01/17.
Veja as fotos aqui.