
O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) promoveu, na sexta-feira (02), a Sessão Solene de posse da nova presidência para biênio 2016/2018. A Desembargadora Suzy Elizabeth Cavalcante Koury assumiu a presidência do Tribunal e terá na vice-presidência a Desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida. Já o Desembargador Walter Roberto Paro é o novo Corregedor Regional do Trabalho da 8ª Região.
“Somos todos soldados da Justiça do Trabalho, cidadãos brasileiros que desempenham com dedicação e honestidade os seus deveres constitucionais. Esta justiça especializada é de todos nós brasileiros. Reafirmo meu compromisso de lutar para que valores fundamentais da consciência ética e jurídica dos povos civilizados deixem de ser violados, para a diminuição da desigualdade”, discursou em sua posse a Desembargadora Suzy Koury.
A Presidente do TRT8, também comentou sobre a nova Vice-Presidente, Desembargadora Sulamir Monassa, e o novo Corregedor Regional do Trabalho, Desembargador Walter Paro. “Minha amiga Sulamir Monassa Palmeira de Almeida, eleita vice-presidente, tenho certeza que construiremos alianças que permitam contribuir com a formação de consciência crítica e de elos solidários para a diminuição de todos os tipos de desigualdades, incluída a de gênero. O Corregedor ora eleito Desembargador Walter Roberto Paro muito contribuirá com a paz e harmonia desse Regional”, ressaltou a Desembargadora.
Para o Ministro João Oreste Dalazen , decano do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e representando o TST na cerimônia de posse, a nova Presidente do TRT8 contribuirá com a Justiça do Trabalho em todo o Brasil. “A Desembargadora Suzy é uma personalidade talhada para o exercício da magistratura e também para cargo de gestão. Pela habilidade, pela capacidade intelectual, de conciliar e agregar, nesse momento tão difícil com que passa a magistratura nacional. Sem sombra de dúvida a Justiça do Trabalho ganha e precisa de pessoas assim. Um dos principais predicados de qualquer Juiz é a habilidade. Saber contornar as dificuldades a fim de conduzir o Tribunal a um resultado auspicioso de sucesso”.
Além do Ministro, estiveram presentes, na solenidade, autoridades do Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA), Procuradoria dos Estados do Amapá e Pará, Ordem dos Advogados do Brasil Seções Amapá (OAB-AP) e Pará (OAB-PA), Presidentes de outros TRTs, Juízes do Trabalho, autoridades militares, acadêmicas, familiares e servidores.
“Da Ordem dos Advogados Vossa Excelência pode esperar colaboração, contribuição, sempre que Vossa Excelência nos chamar, assim como o Presidente Francisco Sérgio, auxiliando inclusive na busca de recursos”, discursou o Presidente da OAB-PA, Alberto Campos, em apoio as ações da nova gestão.
O Desembargador Francisco Sérgio Rocha, que deixa o cargo de presidente do Regional, foi lembrado por convidados. “Nós não podemos deixar de mencionar do legado que deixa a gestão do ex-presidente Desembargador Francisco Sérgio Rocha para o povo do Amapá, em especial a população do município de Macapá. Nós, felizmente, recebemos um prédio magnifico em termos de estrutura e com as características amazônicas, de sustentabilidade com reaproveitamento de água da chuva e dos aparelhos de ar-concidicionado, e um moderno sistema de utilização de energia solar, que já é um paradigma dos uso racional de recursos naturais, e isso foi uma demonstração de altivez e empreendedorismo.”, destacou o presidente da OAB-AP, Paulo Henrique Campelo Barbosa.
Em seu discurso o Desembargador Sérgio Rocha, que assumiu a presidência em 2014, relembrou grandes momentos de sua gestão, agradeceu a familiares, servidores e magistrados da Justiça do Trabalho além revelar a satisfação com a nova gestão. “Tenho alegria de empossar a nova administração do TRT8, com a certeza que seguimos desenvolvendo um trabalho que será conduzido de forma respeitosa e serena, com a qual essa instituição vem atuando, pautada em uma governança sólida e sustentável”, finalizou o Desembargador.
Com o auditório lotado, a posse foi marcada por vários momentos que levaram os presentes à emoção. Um deles foi quando o Desembargador José de Alencar, que fez o discurso de saudação da nova administração em nome de seus pares, lembrou do pai da presidente, que, entre diversas funções de destaque, foi presidente da OAB Nacional. "Os que tivemos a honra, a felicidade e o bom gosto de conviver com Ophir Filgueiras Cavalcante, o pai muito querido da Desembargadora Presidente, sabemos que ele nos chamava a todos de mano velho. Com o passar dos anos, todos passamos a chamá-lo também assim. E foi assim que ele se tornou o nosso Mano Velho. A cada reencontro, quando se lhe perguntava como ia, ele respondia, invariavelmente, com a bonomia e simpatia que a todos cativava e encantava, com um verbo, conjugado sempre no gerúndio: manuvelhando. Nos bons e altos páramos onde ele agora está manuvelhando, ele contempla e inspira a filha querida que, neste seu tempo de presidir, terá que presidir manuvelhando, sempre, pois só assim fará a boa travessia que esse tempo lhe incumbiu fazer.", destacou Alencar.
Veja fotos aqui.