TRT8 utilizará o Sistema de Controle de Patrimônio (SCMP) a partir de janeiro de 2017

— Foto: ASCOM8

 

O Sistema de Controle de Material e Patrimônio (SCMP) é a nova ferramenta de apoio para o gerenciamento e o controle de materiais de consumo e permanentes utilizados nas unidades judiciárias e administrativas do TRT8. 
 
Através de funcionalidades mais abrangentes, céleres e transparentes, desenvolvidas a partir de plataforma web, o software passará a ser adotado por nosso Regional, a partir 09 de Janeiro de 2017, em substituição ao atual sistema SIGMA. A utilização do sistema alinha-se às diretrizes de gestão e governança estabelecidas pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) para o desenvolvimento do Sistema de Gestão Administrativa Eletrônica da Justiça do Trabalho (GAe)​, que estabelece o compartilhamento e a integração de sistemas administrativos entre todos os órgãos da Justiça do Trabalho.

Esse será um grande avanço na forma de requisição​,​ pois agora ela pode ser feita diretamente pelo usuário solicitante no SCMP. Na modalidade antiga, o SIGMA, era preciso dispor da ferramenta Ordem de Serviços, sem associação ao sistema de materiais.

Com o SCMP, a requisição, o recebimento e o controle dos materiais ocorrem em uma única plataforma, possibilitando que o usuário planeje e controle a utilização de materiais em sua área de forma mais eficaz. Consequentemente, há ganhos para a gestão como um todo, com dados mais transparentes, maiores possibilidades de controles, e otimização de resultados, prevenindo-se​,​ de forma mais eficiente​,​ desvios ou desperdícios de materiais.

Herlon Pereira,  Coordenador de Material e Logística, esclarece as vantagens que tem o SCMP em relação ao SIGMA. “O SCMP apresenta vantagens em relação ao atual sistema utilizado no Tribunal, sobretudo por ser concebido para ser uma ferramenta que possibilita a interação simultânea, no próprio ambiente do sistema, desenvolvido em plataforma web, entre a área responsável pela gestão de material e patrimônio e os usuários, aqueles que utilizam os materiais, sejam de consumo ou permanentes (patrimoniais). Desta forma, com essa integração e interação simultânea e transparente entre o departamento gestor e os usuários das unidades, que solicitam e utilizam os materiais, há maiores possibilidades de controles, em que se otimizam resultados. Prevenindo-se​,​ de forma mais eficiente​,​ desvios ou desperdícios de materiais.”

A​s tratativas iniciais para ​a implantação do SCMP iniciaram-se no segundo semestre de 2014, com a ​atuação conjunt​a da Diretoria Geral (DIGER), Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN), Coordenadoria de Gestão Estratégica (COGES), Secretaria Administrativa (SEADM) e Coordenadoria de Material e Logística (COMAT).

Em novembro, encerraram-se as validações e verificações dos dados migrados, com ​testes das funcionalidades.

A previsão do pleno funcionamento do sistema no TRT8 será a partir de 09 de janeiro de 2017.