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O Sistema de Controle de Material e Patrimônio (SCMP) é a nova ferramenta de apoio para o gerenciamento e o controle de materiais de consumo e permanentes utilizados nas unidades judiciárias e administrativas do TRT8.
Através de funcionalidades mais abrangentes, céleres e transparentes, desenvolvidas a partir de plataforma web, o software passará a ser adotado por nosso Regional, a partir 09 de Janeiro de 2017, em substituição ao atual sistema SIGMA. A utilização do sistema alinha-se às diretrizes de gestão e governança estabelecidas pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) para o desenvolvimento do Sistema de Gestão Administrativa Eletrônica da Justiça do Trabalho (GAe), que estabelece o compartilhamento e a integração de sistemas administrativos entre todos os órgãos da Justiça do Trabalho.
Esse será um grande avanço na forma de requisição, pois agora ela pode ser feita diretamente pelo usuário solicitante no SCMP. Na modalidade antiga, o SIGMA, era preciso dispor da ferramenta Ordem de Serviços, sem associação ao sistema de materiais.
Com o SCMP, a requisição, o recebimento e o controle dos materiais ocorrem em uma única plataforma, possibilitando que o usuário planeje e controle a utilização de materiais em sua área de forma mais eficaz. Consequentemente, há ganhos para a gestão como um todo, com dados mais transparentes, maiores possibilidades de controles, e otimização de resultados, prevenindo-se, de forma mais eficiente, desvios ou desperdícios de materiais.
Herlon Pereira, Coordenador de Material e Logística, esclarece as vantagens que tem o SCMP em relação ao SIGMA. “O SCMP apresenta vantagens em relação ao atual sistema utilizado no Tribunal, sobretudo por ser concebido para ser uma ferramenta que possibilita a interação simultânea, no próprio ambiente do sistema, desenvolvido em plataforma web, entre a área responsável pela gestão de material e patrimônio e os usuários, aqueles que utilizam os materiais, sejam de consumo ou permanentes (patrimoniais). Desta forma, com essa integração e interação simultânea e transparente entre o departamento gestor e os usuários das unidades, que solicitam e utilizam os materiais, há maiores possibilidades de controles, em que se otimizam resultados. Prevenindo-se, de forma mais eficiente, desvios ou desperdícios de materiais.”
As tratativas iniciais para a implantação do SCMP iniciaram-se no segundo semestre de 2014, com a atuação conjunta da Diretoria Geral (DIGER), Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN), Coordenadoria de Gestão Estratégica (COGES), Secretaria Administrativa (SEADM) e Coordenadoria de Material e Logística (COMAT).
Em novembro, encerraram-se as validações e verificações dos dados migrados, com testes das funcionalidades.
A previsão do pleno funcionamento do sistema no TRT8 será a partir de 09 de janeiro de 2017.