Vacina boa é vacina no braço: venha se vacinar no TRT-8, até amanhã, 28 de abril

— Foto: ASCOM8

 

 

Em parceria com a SESMA (Secretaria Municipal de Saúde), o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) por meio da Coordenadoria de Saúde (CODSA) realiza até amanhã, 28, um mutirão de vacinação contra a influenza e aplicação da bivalente contra COVID-19, difteria e tétano. A iniciativa marca a Semana Mundial de Imunização e a campanha é voltada para a imunização de qualquer pessoa do quadro funcional do TRT-8 que se encaixe nos requisitos para receber cada vacina. A vacinação segue até o dia 28 de abril, sempre no horário das 9h às 13h, no Auditório Aloysio Chaves.

Além da importância de estar com a carteira de vacinação atualizada, o TRT-8 também realiza esta campanha em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado anualmente no dia 7 de abril. As vacinas disponíveis no mutirão previnem as doenças causadas pelo vírus e/ou variantes da influenza e da COVID-19, e ainda contra o tétano e a difteria. Essa iniciativa integra a Semana Mundial da Imunização. 

Por nos encontrarmos no período de inverno amazônico, os quadros virais, principalmente, se encontram em uma frequência mais recorrente na cidade. “A virose pela influenza está muito comum agora, mas ainda temos muitos casos de COVID”, comenta o médico pneumologista Steven Pinheiro, coordenador da Coordenadoria de Saúde (CODSA) do TRT-8.

A vacina contra a influenza deve ser tomada anualmente e agora protege contra três variantes do vírus. Também será aplicada a vacina bivalente da COVID-19, que combate, além do coronavírus, a cepa (variante) Ômicron. Para tomar a vacina bivalente da COVID, deve haver um intervalo de quatro meses entre a última dose tomada, desde que a pessoa tenha tomado no mínimo duas doses. Já a vacina contra difteria e o tétano, chamada de vacina dT, deve ser tomada a cada 10 anos.

“O reforço é muito importante porque a pessoa que toma a vacina não fica impedida de pegar COVID, por exemplo, mas com certeza vai pegar uma COVID leve, como se fosse um leve quadro gripal. A vacina contra a influenza é a mesma coisa. A gente sabe que a influenza pode ser fatal em determinados grupos etários, então se você estiver vacinado contra a influenza, você pode até pegar, mas você vai ter sintomas leves evitando uma internação hospitalar, uma intubação e às vezes até a morte”, explica o pneumologista.

Os(as) interessados(as) em se vacinar, podem comparecer ao Auditório Aloysio Chaves durante o período de 26 a 28 de abril, das 9h às 13h, e apresentar sua carteira de vacinação. Não perca! Vacina boa é vacina no braço!

Serviço: Vacinação contra Influenza e aplicação da bivalente contra COVID-19, difteria e tétano

Data: Até amanhã,  28/04/2023

Horário: 9h às 13h

Local: Auditório Aloysio Chaves

Documentos: Carteira de vacinação

Público-alvo: Magistrados(as), servidores(as), terceirizados(as) e estagiários(as) do TRT-8

 

#ParaTodosVerem: Arte com fundo verde. Acima, uma caixa de texto branca com os dizeres "Vamos arregaçar as mangas e se proteger. Vacina contra influenza. Reforço contra o vírus da COVID-19, tétano e difteria" na cor verde. Ao lado, ícones de elementos como injeção e vírus. Abaixo, informações que já constam no texto sobre data, horário e local da vacinação nas cores branco e verde. Abaixo, fotografia de três pessoas lado a lado que usam máscara cirúrgica e sorriem mostrando seus braços, que possuem um curativo.