Vou de bike: mudanças de hábito pela qualidade de vida

— Foto: ASCOM8

 

​Ao longo de todo o ano, o TRT ​da 8ª Região ​busca cultivar em magistrados, servidores, estagiários e todo o público que o frequenta a consciência ambiental.
​ ​
Unindo seu compromisso com o meio ambiente e a promoção da qualidade de vida, o Tribunal Regional do Trabalho da 8° Região realiza campanhas educativas e promove ações concretas, como a criação do bicicletário, com o objetivo de incentivar a prática da atividade física e proporcionar o uso de um meio de transporte barato e saudável.

Há 3 meses utilizando a bicicleta como alternativa de locomoção, a estagiária Grace Kelly Silva de Souza, destaca que o motivo maior de ir para o Tribunal de bicicleta é uma forma de driblar o trânsito, que na sua concepção é ‘horrível’. Dentre os benefícios de utilizar duas rodas, Grace ressalta a praticidade e a rapidez de chegar logo ao ambiente de trabalho.

Grace Kelly, relembra que quando utilizava os coletivos demorava muito na parada de ônibus e, na maioria das vezes, eles estavam lotados e não paravam. “Com a bicicleta chego mais rápido e dá pra fugir desse trânsito caótico”, afirma a estudante de Ciências Contábeis.

Servidores 'compram' a ideia da sustentabilidade e ganham saúde

Prova do efeito positivo da consciência ambiental é outra iniciativa dentro da área de mobilidade urbana e sustentabilidade que partiu de um grupo de servidores, o 'Pedal TRT8'. O grupo de bike realiza rotas de cerca de 40 Km uma vez por semana, pelas ruas da cidade. O Assistente de Diretor Eduardo Oliveira foi o criador do grupo e lembra que iniciou a atividade física em fevereiro de 2015, por incentivo de um colega do Tribunal. “Entrei na bike em substituição de um hobby onde não havia qualquer relação com atividade física, saúde e bem estar, depois do convite de um amigo servidor. Desde lá, não parei de pedalar e já se foram mais de 1.900km pedalados”, relebra.

Há aproximadamente 1 ano, o estagiário de engenharia civil, Eric José Modesto, utiliza a bicicleta para ir ao Tribunal. Eric, ressalta que a motivação maior de utilizar esse meio de transporte é por se tratar de uma maneira ‘econômica’ e ‘versátil’ de locomoção. Entre os benefícios, o estagiário lista: a manutenção da saúde, agilidade, ecologicamente benéfico, saudável e praticidade.

Para Grace Kelly, trocar outros meios de locomoção pela bicicleta trás vários benefícios. “ Andar de bicicleta seja como meio de transporte ou atividade física só trás vantagens tanto físicas quanto emocionais e também para o meio ambiente, e melhora a qualidade de vida reduzindo os níveis de estresse, depressão, também ajuda a emagrecer e etc”, diz.

“O Ciclismo é uma forma saudável de levar a vida, então que tal conhecer essa prática? Dificilmente irá deixar de pedalar”, convida Eduardo Oliveira, criador do Pedal TRT8.

Veja fotos, clique aqui