VT de Breves cria campanha especial para a Semana da Conciliação

— Foto: ASCOM8

 

Na Semana de Conciliação Trabalhista, a Vara do Trabalho de Breves buscou medidas criativas. Para tanto, foram confeccionadas camisas exclusivas para a semana, além da inclusão de processos possíveis de conciliar, mesmo que não estivessem previamente agendados na pauta.

Outras iniciativas elaboradas pelo Juiz do Trabalho substituto Albeniz Segundo, na titularidade da Vara, com o apoio dos servidores foi a inclusão do slogan "Ninguém muda o passado. Neste dia, porém, você pode mudar o seu futuro. Vamos conciliar?", impresso nas intimações realizadas pessoalmente às partes; além da entrega de doces para as pessoas que conciliaram em audiência.

A diretora de secretaria Gabriela Queiroz explica alguns pontos da estratégia utilizada. "Criamos as camisas para usar durante a semana. Tínhamos como objetivo a criação de um clima mais ameno e menos formal. Além de estimular as pessoas a virem conciliar, resolver os problemas passados e acalmá-las, afinal, é normal que tanto o reclamante quanto o reclamado venham preocupados para o processo", explicou.

"Um colega fez as propostas da camisa ( da campanha) e cada um pagou a sua. O juiz Albaniz comprou os doces que ficavam na mesa de audiências. Todo mundo se envolveu (na campanha)", relatou o secretário de audiências Rafael Lima Amarante. Para ele, houve uma situação marcante na Semana, de um processo que tramitava desde 2006. Uma rescisão contratual em que o empregado não havia recebido nada e a conciliação trouxe um novo ânimo ao trabalhador.

Com estas ações e o empenho de todos, foram realizados acordos que resultaram em mais de R$70.000 em pagamentos. E, muito além do valor recebido pelos reclamantes, foi a satisfação de todos da equipe na VT ao ver um bom serviço prestado à sociedade.