Na última quarta-feira (09), a Vara do Trabalho de Breves teve um dia atípico. Com uma pauta média de 11 audiências por dia, naquele único dia a VT reuniu 27 processos, dos quais 24 encerraram em acordo, totalizando R$ 360.755,26. Dentre eles acordos, 22 envolviam a mesma reclamada, a empresa Carajás LTDA.
Conforme Juiz do Trabalho Substituto Otávio Bruno Ferreira, que presidiu as audiências, a reunião das reclamações trabalhistas contra a mesma reclamada é fruto da implementação da pauta inteligente, que visa miniminizar custos com deslocamento, evitar adiamentos de audiências e tentar solucionar o maior número de conflitos com a mesma matéria. “As reclamações versaram sobre pedido de pagamento das verbas rescisórias, o fornecimento dos documentos necessários para saque do FGTS e para habilitação ao seguro-desemprego”, detalhou.
A empresa Carajás LTDA encerrou suas atividades na região e não havia quitado as verbas rescisórias. Considerando a probabilidade do não pagamento devido o encerramento das atividades, foi determinado o bloqueio de créditos junto a outra instituição que possuía valores a repassar para a reclamada. “O bloqueio de crédito foi frutífero e,antes da realização das audiências,o valor já estava depositado nos autos, o que corroborou para o resultado positivo do dia”, declarou o Juiz Otávio Bruno.
Os reclamantes destes 22 processos, são residentes da Floresta Nacional de Caxiuanã, interior do município de Melgaço (Pa), e se deslocaram de barco até a Vara do Trabalho de Breves. Para minimizar os custos dos trabalhadores com deslocamento e hospedagem, assim como buscando agilizar o recebimento dos créditos, a Secretaria da Vara expediu todas as guias de retirada logo após a realização das audiências.
As audiências presididas pelo Juiz do Trabalho Substituto Otávio Bruno Ferreira contaram com o apoio do Secretário de Audiências, Rafael Amarante e do Diretor de Secretaria, Orlando Bruno Damaso.