
Desenvolvido pelo TRT da 6ª Região e disponibilizado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) na plataforma de aprendizagem CEduc-JT, o curso autoinstrucional “Identidade de Gênero: Histórias, Conceitos e Trajetórias” está com as inscrições disponíveis até o dia 13 de dezembro.
O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) convida seus servidores e servidoras que se interessam pelo tema a participarem. Vale lembrar que após realizada a matrícula, os (as) alunos (as) possuem 40 dias para a conclusão do curso.
O objetivo da iniciativa é capacitar os (as) servidores (as) em conhecimentos concretos das construções históricas e sociais do reconhecimento das pessoas como titulares de direitos a serem respeitados, dentre eles o direito à identidade a não discriminação.
A conteudista será a Juíza do Trabalho do TRT-6, Renata Conceição Nóbrega Santos, que é bacharel em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestra em História social da Cultura Regional e doutoranda em história.
Conteúdo Programático
MÓDULO 1: Apresentação e aspectos históricos ocidentais de definição de gênero.
MÓDULO 2: Relações socioeconômicas que abasteceram os conceitos históricos de gênero.
MÓDULO 3: Compreensão atual do que se compreende por identidade de gênero.
MÓDULO 4: Terminologias usuais e críticas, a exemplo de LGBTQIA+ e políticas inclusivas.
MÓDULO 5: Evolução legislativa brasileira e casos concretos e perspectivas
Importante - Para obter a certificação, será exigido que o participante tenha 70% de aproveitamento no somatório de pontos das atividades avaliativas, responda à avaliação de reação e permaneça inscrito por mais de dois dias no curso.
Serviço: Curso “Identidade de Gênero: Histórias, Conceitos e Trajetórias”
Formato: Autoinstrucional
Carga-horária: 10 horas-aula
Público-alvo: Servidores (as) da Justiça do Trabalho