
Você já utilizou o Banex e sabe da utilidade dele? O Banco de Dados de Executados reúne em um único lugar todas as informações sobre devedores trabalhistas.
A ferramenta foi criada pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), e agora na nova versão do Banex tem uma novidade.
Nesta atualização, a principal função do Banex é possibilitar que o Núcleo de Pesquisa Patrimonial do TRT-8 insira informações sobre todos os relatórios de pesquisa patrimonial, tornando o Banex uma ferramenta estratégica na gestão de executados trabalhistas e proporcionando transparência e eficiência nos processos de cobrança judicial.
Como o Banex funciona?
Se uma Vara do Trabalho precisa realizar uma pesquisa sobre um (a) executado (a) trabalhista, ela pode acessar primeiramente o Banex e conferir se as informações que procura já estão disponíveis no sistema, e dessa forma, economizar tempo.
Por exemplo, se a VT quiser saber se o Núcleo de Pesquisa Patrimonial fez alguma pesquisa em relação aos ativos patrimoniais de um determinado executado, o (a) diretor (a) da Vara poderá entrar na consulta do Banex para verificar quais pesquisas foram realizadas e se existe algum relatório de conclusão de pesquisa patrimonial. A ferramenta permite saber quais os bens patrimoniais um (a) devedor (a) trabalhista tem, sendo um grande aliado na busca por informações precisas e devedoras (as) trabalhistas.
A nova versão também permite que o (a) juiz (a) compartilhe com as partes os documentos que embasaram o relatório conclusivo de pesquisa patrimonial. Todos os documentos presentes no sistema são sigilosos e seguem a recomendação CR03/2022.
O servidor, Jonathas Matos Soares, que atua na Coordenadoria de Apoio Judiciário, comenta sobre a importância do Banex na otimização do trabalho. "A utilização dos relatórios depositados no Banex podem ser de grande valia para as execuções trabalhistas, pois além de evitar retrabalhos a respeito de pesquisas patrimoniais já realizadas, contêm uma quantidade grande de informações estratégicas para direcionar o êxito da demanda processual."
Como acessar o Banex?
A ferramenta pode ser utilizada por servidores (as), diretores (as) de vara e magistrados (as), que podem logar por meio do link de acesso disponível aqui, utilizando o login e senha do TRT-8.
Importante
Em computadores externos, o acesso é feito somente via TOL. Além disso, alguns documentos são restritos, por isso, nesses casos os (as) servidores (as) não devem se preocupar, pois os diretores (as) de vara e magistrados (as) podem acessar.
Serviço: Nova versão do Banco de Dados de Executados