Hemopa realiza palestra sobre doação de sangue no TRT-8

Grande coleta será realizada no dia 29 de janeiro
#ParaTodosVerem: Fotografia colorida em ambiente fechado da palestrante.
#ParaTodosVerem: Fotografia colorida em ambiente fechado da palestrante. — Foto: ASCOM8

Uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Doar sangue é um ato de cidadania, amor ao próximo e solidariedade, fundamental para salvar vidas e garantir o funcionamento de hospitais e centros de saúde.  

Pensando nisso, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), promoveu, na última sexta-feira (24/1), uma palestra informativa sobre a importância da doação de sangue e de medula óssea.  

A palestra foi ministrada por Betânia Mourão, assistente social do Hemopa, que reforçou o impacto positivo da doação para salvar vidas. “A Fundação Hemopa trabalha com vidas, com esperança e com segurança transfusional para mais de 200 unidades hospitalares. Nosso trabalho diário é tentar convencer a sociedade sobre a importância do papel de cada cidadão nesse processo”, destacou.  

Além de compartilhar informações relevantes, a palestra esclareceu dúvidas sobre os critérios de doação. A estagiária de design Natália Oliveira contou como a oportunidade foi valiosa.

“Eu fiquei um período sem doar sangue porque fiz uma tatuagem e estava na dúvida de quanto tempo precisava esperar para voltar a doar. A palestrante esclareceu todas as minhas dúvidas, e agora já sei que posso salvar até quatro vidas novamente.”  

Após o encerramento da palestra ocorreu um sorteio de três camisas do hemopa.

Ganhadores

Adria Aires Rodrigues - SECOM

Vaneska Cristina da Silva e Silva - COFIN

Jean de Abreu Eliziario - SEPRE

Coleta de sangue no TRT-8

Dando continuidade a essa ação de solidariedade, no dia 29 de janeiro, será realizada uma grande coleta de sangue no 12º andar do Fórum Trabalhista de Belém, na sede da Escola Judicial (Ejud-8). A coleta acontecerá das 8h às 16h e estará aberta a todos os interessados em doar.  

Servidores(as) e magistrados(as) que participarem da doação têm direito a folga no dia, conforme previsto no art. 97, inciso I, da Lei 8.112/1990. Para o registro da dispensa de ponto, após a doação, o(a) servidor(a) deverá autuar um PROAD, com o assunto FREQUÊNCIA : DOAÇÃO DE SANGUE, e anexar o respectivo comprovante.

Estagiários também terão o ponto dispensado, devendo a ausência ser registrada no Sistema Gest com o motivo: DISPENSA PARA PARTICIPAR DE EVENTOS, anexando-se no campo específico o comprovante de doação.

Para doar sangue os (as) voluntários (as) precisam seguir os critérios básicos:

  • Ter entre 16 e 69 anos, (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
  • Estar bem alimentado;
  • Pesar mais de 50 kg;
  • Estar em boas condições de saúde.

No momento do cadastro é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato. É necessário ficar atento também para os sintomas gripais. Quem apresentou qualquer sintoma, deve esperar 15 dias após o fim dos sintomas, se tiver o teste de comprovação que não é Covid-19. Caso não tenha o teste de Covid, deve esperar 30 dias após os sintomas gripais.

Doação de sangue e medula óssea

Data: 29 de janeiro de 2025
Hora: 9h às 15h
Local: 12° andar do Fórum Trabalhista de Belém

Público-alvo: Magistrados(as), servidores(as), terceirizados(as) e estagiários(as)