
A procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPT), Rejane de Barros Meireles, acompanhada da procuradora Rita Moitta Pinto da Costa, realizou uma visita institucional ao Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), na última sexta-feira, 31. As procuradoras foram recebidas pela desembargadora presidente do TRT-8, Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, em seu gabinete.
Durante a visita, a procuradora-chefe do MPT apresentou uma minuta de proposta para um termo de cooperação técnica entre o TRT-8 e o MPT. Segundo Rejane Meireles, o objetivo do termo é "auxiliar em ações destinadas à autocomposição, ou seja, a mediação, permitindo a troca de experiências e o aperfeiçoamento dos instrumentos de autocomposição, para efetivamente garantir que as partes e a sociedade sejam beneficiadas com esse tipo de solução extrajudicial de conflitos."
A proposta será analisada pelo TRT-8, que poderá apresentar sugestões e melhorias. Após essa etapa, o termo de cooperação será firmado. Rejane Meireles ressaltou que o MPT reafirma, neste ano de 2025, o compromisso com o trabalho de parceria, "sempre com muito respeito, garantindo a independência das instituições e mantendo uma relação institucional harmônica".
Confira aqui as fotos da reunião.