Presidente do TRT-8 visita comunidades quilombolas do Amapá

Em comitiva com a presença de outros magistrados e da OAB Amapá, a desembargadora visitou Curralinho e Curiaú.
Foto colorida de um grande grupo de moradores de curiaú junto a magistrados do TRT8 em visita a uma escola local
#paratodosverem Foto colorida de um grande grupo de moradores de curiaú junto a magistrados do TRT8 em visita a uma escola local.

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Pará e Amapá), desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, realizou na última sexta-feira, 7, uma visita institucional às comunidades quilombolas de Curralinho e Curiaú, no Amapá, acompanhada dos juízes Núbia Guedes, diretora do Fórum Trabalhista de Macapá; Jonatas dos Santos Andrade, juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e Odaise Cristina Martins, da 6ª Vara do Trabalho de Macapá; além da Comissão de Direitos Humanos da OAB - Seção Amapá.

Na comunidade de Curralinho, a comitiva visitou uma escola local, onde a desembargadora Sulamir Monassa ouviu a população e recebeu demandas sociais, promovendo o diálogo entre a Justiça do Trabalho e a comunidade. Os moradores ressaltaram a importância da presença do Judiciário e do poder público nas localidades para garantir direitos e promover a aproximação entre a teoria jurídica e a realidade social.

Em seguida, a equipe seguiu para a comunidade do Curiaú, onde foi realizada uma audiência pública, também para escuta das demandas locais. Durante o encontro, a juíza Odaise Martins, que também integra o Comitê Gestor Regional de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade, do TRT-8, enfatizou a importância da proteção aos trabalhadores e às crianças, apontando a relevância da educação e da atuação preventiva do Judiciário Trabalhista.

 

Texto: Lais Azevedo / Secom TRT-8 - com informações do servidor José Herculano da Silva