TRT-8 promove o curso Atuação com Perspectiva de Gênero em Casos de Assédio em Ambiente Profissional

O curso será realizado no dia 29 de janeiro, das 13h às 16h
Arte gráfica nas cores lilás e roxo. No topo, em destaque, o texto: Curso Atuação com Perspectiva de Gênero em casos de Assédio em ambiente profissional. Abaixo, as fotografias das palestrantes, Natasha de Vasconcelos e Bárbara Araújo Sordi. Ao lado, as informações: Data: 29 de janeiro das 13h às 16h, na sala de aula da Ecaiss, com a carga horária de 3 horas/aula. No rodapé, a logo da Justiça do Trabalho.
#ParaTodosVerem: Arte gráfica nas cores lilás e roxo. No topo, em destaque, o texto: Curso Atuação com Perspectiva de Gênero em casos de Assédio em ambiente profissional. Abaixo, as fotografias das palestrantes, Natasha de Vasconcelos e Bárbara Araújo Sordi. Ao lado, as informações: Data: 29 de janeiro das 13h às 16h, na sala de aula da ecaiss, com a carga horária de 3 horas/aula. No rodapé, a logo da Justiça do Trabalho.

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) por meio da Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Silva (Ecaiss) promove o curso “Atuação com Perspectiva de Gênero em Casos de Assédio em Ambiente Profissional” no dia 29 de janeiro de 2025. A iniciativa busca capacitar servidores(as) para atuar com maior sensibilidade e efetividade no enfrentamento de casos de assédio moral e sexual, promovendo um ambiente de trabalho mais inclusivo e seguro.

O curso será realizado presencialmente, das 13h às 16h, na sala de aula da Ecaiss, localizada no térreo do bloco 3, na sede em Belém. Com carga horária total de 3 horas/aula, é voltado para servidores(as) que atuam nos Colegiados Temáticos, Comissões de Processo Administrativo Disciplinar, Coordenadoria de Integridade, Núcleo de Controladoria Administrativa e Integridade e Ouvidoria.

Com um público-alvo estratégico, o treinamento tem como objetivo fortalecer a escuta ativa, sensibilizar para os impactos das violências de gênero e apresentar ferramentas práticas para acolhimento e intervenção com perspectiva de gênero.

 

Instrutoras de excelência

O curso será ministrado por duas especialistas renomadas:

  • Bárbara Araújo Sordi: psicóloga, psicanalista e doutora em Psicologia pela UFPA, com vasta experiência em violência doméstica e círculos restaurativos. Autora de livros e colunista do site Uruá-tapera, Bárbara traz uma abordagem humanizada e fundamentada sobre os aspectos socioculturais da violência de gênero.

  • Natasha de Vasconcelos Soares: advogada e presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) – Pará. Natasha é mestranda em Ciência Política pela UFPA e atua na promoção de políticas para mulheres, com ênfase no enfrentamento à discriminação e à violência de gênero.

Metodologia

A programação será dividida em dois momentos complementares, cada um com duração de 1h30:

  1. Aspectos socioculturais e violências de gênero
    A psicóloga Bárbara Sordi abordará os fatores socioculturais que naturalizam a violência de gênero e destacará a importância da escuta ativa, especialmente em casos de assédio. A palestra trará reflexões críticas e orientações para evitar a revitimização de pessoas que denunciam situações de abuso.

  2. Normas e protocolos de prevenção e enfrentamento ao assédio
    A advogada Natasha Vasconcelos apresentará as diretrizes e conceitos fundamentais para prevenir e enfrentar o assédio moral, sexual e a discriminação no ambiente profissional. A palestra também incluirá orientações práticas sobre a aplicação de intervenções com perspectiva de gênero.

  3.  

Objetivos do Curso

O treinamento visa:

  • Reconhecer os aspectos socioculturais que contribuem para a perpetuação das violências de gênero.

  • Compreender as diretrizes dos protocolos de prevenção e enfrentamento ao assédio moral, sexual e discriminação.

  • Orientar servidores(as) para intervenções práticas com perspectiva de gênero, promovendo acolhimento e evitando a revitimização.

Prêmio CNJ: A capacitação também contribui para os requisitos da Portaria CNJ nº 411/2024, que prevê até 40 pontos para tribunais que implementem medidas efetivas no enfrentamento ao assédio moral, sexual e discriminação, como: Realização de campanhas de orientação e esclarecimento; Capacitação de, no mínimo, 20% dos(as) servidores(as) ocupantes de cargo de chefia; Promoção de eventos alinhados à Semana de Combate ao Assédio; Aplicação de pesquisas internas para avaliação do tema.

A realização do curso demonstra o compromisso do TRT-8 em construir um ambiente de trabalho saudável, baseado na equidade e no respeito às diferenças. A abordagem proposta reforça a importância da capacitação contínua para enfrentar desafios contemporâneos, como o combate ao assédio e à discriminação no espaço laboral.

Serviço: Curso Atuação com Perspectiva de Gênero em Casos de Assédio em Ambiente Profissional

Data: 29 de janeiro de 2025.

Modalidade: Presencial.

Local: Sala de Aula da Ecaiss – TRT-8.

Horário: 13h às 16h (1h30 para cada instrutora).

Carga Horária Total: 3h horas/aula.

Público-Alvo: Indicado para servidores(as) que atuam nos Colegiados Temáticos, Comissões de Processo Administrativo Disciplinar, Coordenadoria de Integridade, Núcleo de Controladoria Administrativa e Integridade e Ouvidoria.